Marcos de Oliveira Publisher do OBemdito

Infestação de escorpiões em área vizinha suspende aulas em escola do Alto Piquiri

As aulas da Escola Municipal Luiz Sibirino de Moura no centro de Alto Piquiri foram suspensas nesta sexta-feira (1º de […]

Infestação de escorpiões em área vizinha suspende aulas em escola do Alto Piquiri
Marcos de Oliveira - OBemdito
Publicado em 1 de julho de 2022 às 11h13 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 03h43

As aulas da Escola Municipal Luiz Sibirino de Moura no centro de Alto Piquiri foram suspensas nesta sexta-feira (1º de julho) e só voltam na segunda-feira (4). O motivo da interrupção foi uma denúncia feita a Vigilância Sanitária sobre uma infestação de escorpiões amarelos nas proximidades da unidade de ensino.

Segundo a diretora Delária Esparapan, uma operação de busca e captura de escorpiões será realizada no galpão ao lado da quadra esportiva da escola. Nesse local teriam sido feitas imagens sobre uma grande quantidade de escorpiões amarelos. A escola atende 384 alunos do ensino infantil e fundamental.

Embora o escorpião amarelo seja típico das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o aparecimento do aracnídeo cada vez mais comum. É uma espécie de que causa acidentes graves e pode provocar a morte, principalmente, em crianças. Ele possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro.

Orientação

Os órgãos de saúde orientam à população ligar imediatamente para o Samu em caso de acidente com escorpiões. Outra dica é limpar o quintal, evitando o mato alto e o acúmulo de madeiras, telhas, tijolos e outros entulhos que acabam servindo de esconderijo para o aracnídeo.

Se a aparição for dentro de casa, a dica é afastar os móveis da parede e, à noite, é importante fechar os ralos do banheiro e outras pequenas passagens que possam facilitar a entrada do escorpião.

Segundo os especialistas, o animal gosta de ambientes escuros e úmidos, onde tem comida e água, como entulhos de material de construção, montes de folhas secas, entre outros. Por isso, as pessoas devem manter terrenos sempre limpos.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas