
Gaeco deflagra operação Balestilha e cumpre mandados de prisão em cidades do Paraná
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, e a Polícia Militar […]


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, e a Polícia Militar cumprem nesta sexta-feira (1º), um total de 17 mandados de prisão preventiva e 26 mandados de busca e apreensão na Operação Balestilha.
A ação foi desencadeada a partir de investigações do Gaeco que apuram possíveis crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas e de armas envolvendo ao menos três células de uma organização criminosa.
Conforme apurado, os investigados atuariam no transporte de drogas a partir de Toledo e Cascavel, no oeste do estado, tendo como destino a capital, onde as diferentes células se ocupariam da distribuição e venda das drogas, especialmente no Bairro Alto e na Cidade Industrial de Curitiba.
Entre os 17 alvos dos mandados de prisão, estão cinco mulheres (esposas e familiares de investigados, também envolvidas no empreendimento criminoso). Três dos alvos já cumprem pena (dois em regime semiaberto e um em penitenciária federal).
Os 26 mandados de busca e apreensão são cumpridos em oito cidades: Curitiba (seis mandados), Toledo (cinco), Cascavel (cinco), Campo Largo (cinco), Campo Magro (dois), Ouro Verde do Oeste (um), São José dos Pinhais (um) e Araucária (um).
Todos os mandados foram expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Criminal de Curitiba, que determinou ainda a apreensão de 12 veículos e a anotação de restrição de venda sobre outro veículo.
Atualização
Foram apreendidos na operação: R$ 98.538 em dinheiro, 190 munições, duas armas, sete aparelhos eletrônicos, 136 documentos diversos, seis carros, 16 cartões bancários, dez folhas de cheques, duas balanças, uma prensa hidráulica, 10 quilos de cocaína, 24 celulares e vários pinos para embalar cocaína.