
População é orientada sobre cuidados para evitar os golpes virtuais aplicados em idosos
A campanha “Golpes Virtuais: Proteja o Idoso” teve mais uma ação nesta sexta-feira (1º). Pela manhã, servidores da Secretaria Municipal […]


A campanha “Golpes Virtuais: Proteja o Idoso” teve mais uma ação nesta sexta-feira (1º). Pela manhã, servidores da Secretaria Municipal da Assistência Social e também membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) distribuíram panfletos de orientação na frente de bancos e lotéricas da região central.
Já foram encaminhados materiais para todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município e na próxima semana serão fixados cartazes em empresas do comércio, além de panfletagem na avenida Paraná – entre o camelódromo e a Praça Santos Dumont. Estão previstas ainda a instalação de outdoors e intensificação de divulgação por redes sociais.
“O esforço começou com o evento realizado no último dia 23, que lotou o teatro do Centro Cultural. O objetivo é chamar a atenção da população para as várias agressões praticadas contra os idosos, uma triste realidade que infelizmente vem se tornando mais comum a cada dia. E um novo tipo de violência que tem aumentado são os golpes pelos meios virtuais, pelo telefone a internet”, alertou a secretária municipal da Assistência Social, Adnetra Vieira Santana.
As ações foram motivadas pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho) e fez parte das atividades do 67º aniversário de Umuarama, lembrou o diretor de Assistência Social, Fábio Barzon. A panfletagem desta sexta foi realizada nas agências do Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Caixa Econômica Federal, e também nas lotéricas Paraná, Galo de Ouro, JM, Aspen e Umuarama.
“As ações têm dado bons resultados. Toda iniciativa é válida para divulgar os cuidados e medidas de segurança que dificultam a aplicação dos golpes. O panfleto é bem educativo e todos nós, como filhos ou netos de pessoas idosas, temos a obrigação de orientá-las sobre os perigosos do meio virtual”, completou a chefe da Divisão de Proteção Social Básica, Dayanne Paola de Oliveira Demozzi.
(Assessoria PMU)