
Após redução do ICMS, Copel afirma que a conta de luz vai ficar 13,4% mais barata
A queda deverá ser percebida de forma integral a partir do consumo de julho, com pagamento em agosto


A Copel (Companhia Paranaense de Energia) anunciou, nesta segunda-feira (4), a redução de 13,4% no custo da conta de luz do paranaense. A boa notícia foi declarada após o governo do Estado determinar a redução na alíquota de ICMS da gasolina, operações com energia elétrica e serviço de comunicações de 29% para 18%.
Em nota, a companhia disse que “Os clientes devem começar a perceber essa queda de forma integral a partir do consumo de julho, com pagamento em agosto”. Ainda de acordo com eles, o corte no imposto é válido para o consumo de energia desde 23 de junho, data em que a lei complementar foi aprovada.
Combustível
O Paranapetro (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná) também emitiu uma nota onde informa que as distribuidoras de combustíveis repassaram a informação de que a baixa da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) “será repassada aos postos de forma gradativa, durante esta semana, conforme a renovação dos estoques das distribuidoras”.
Com isso, a velocidade da redução do preço dos combustíveis não será a mesma da registrada nos aumentos, quando a Petrobras anúncia o reajuste. “Os postos de combustíveis tendem a repassar a baixa na mesma velocidade e proporção que forem recebendo as reduções das distribuidoras”, afirma a nota.
O sindicato ainda ressalta que apoia integralmente a medida regulamentada pela Resolução 673/2022 . “A redução da alíquota do ICMS sobre a gasolina vai beneficiar o consumidor e a sociedade como um todo, aquecendo a economia e combatendo a guerra fiscal entre estados”, finalizam.
(Redação e Bem Paraná)