
Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão contra ‘cigarreiros’, no Paraná
Foi deflagrada, na manhã desta terça-feira (5), a Operação Parasitas, da Polícia Federal, que age contra um grupo criminoso que […]


Foi deflagrada, na manhã desta terça-feira (5), a Operação Parasitas, da Polícia Federal, que age contra um grupo criminoso que atua no contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro nas regiões de Maringá, Londrina e outras cidades do Paraná.
As pessoas investigadas na operação usavam informações e dados pessoas de pessoas físicas – popularmente chamados de “laranjas” -, além de empresas de fachada e bens adquidos como forma de lavar o dinheiro advindo do contrabando dos cigarros do Paraguai.
Foi verificado pelas autoridades que os integrantes do grupo foram presos em flagrante diversas vezes transportando a mercadoria ilegal.
“Rota do fumo”
Foram 20 mandados de busca e apreensão cumpridos pelos agentes federais. Destes, 17 foram na região de Londrina, um em Maringá, um eu Guaíra, e o último em Agudos, no interior do Estado de São Paulo. Também foram cumpridos três mandados de prisão.
As informações da Polícia Federal dizem que durante as buscas foram apreendidos documentos e materiais relacionados ao crime, além de veículos adquiridos com o dinheiro sujo.
A Justiça aprovou o bloqueiro de bens móveis e imóveis, além dos recursos financeiros que estavam disponíveis nas contas dos investigados até o limite de R$ 15 milhões.
(Redação e Agência Brasil)