
Umuarama: Releitura do prato típico que será servido no Rally dos Sertões é apresentada
Considerado o maior evento automobilístico do mundo, o Rally dos Sertões terá fase em Umuarama agendada para o dia 27 […]


Considerado o maior evento automobilístico do mundo, o Rally dos Sertões terá fase em Umuarama agendada para o dia 27 de agosto. E os preparativos já estão a todo vapor.
O prefeito Hermes Pimentel participou da degustação do workshop realizado pelo Senac para o incentivo da criação de uma gastronomia com produtos regionais: carne bovina, mandioca e maracujá.
O culinarista Lucas Matheus Moreira Rocha, instrutor de gastronomia do Senac, recepcionou empresários do ramo de culinária que irão participar do concurso gastronômico promovido pelo Sebrae, além do secretário de Gabinete e Gestão Integrada, André Rodrigues dos Santos, e do gerente da Agência do Trabalhador de Umuarama, Reginaldo Barros.
“Neste primeiro workshop, apresentamos uma releitura da vaca atolada, tradicional prato de origem caipira (Minas Gerais e São Paulo) e que faz sucesso em todo Brasil. Com criatividade e ingredientes de primeira, seguramente será um prato que vai fazer muito sucesso neste importante evento”, comentou.
O chef deu dicas tanto do corte correto dos ingredientes, quanto da utilização de técnicas que contribuem para intensificar o sabor do prato. “Nesta proposta, falamos sobre a importância da deglaçagem, processo que fizemos utilizando cerveja artesanal – também fabricada em Umuarama – para desprender todo sabor criado no cozimento da carne bovina”, detalhou.
Como sobremesa, o culinarista preparou trufas com chocolate branco e recheio cremoso utilizando caipirinha de maracujá. “Construímos um novo sabor, simples e marcante, trazendo todo frescor dessa fruta que cada vez mais está presente na agricultura de nossa cidade. Pretendemos realizar outros workshops em parceria com a Prefeitura e o Sebrae dentro de mais alguns dias”, relata Rocha.

Pimentel elogiou o trabalho do instrutor do Senac e se disse impressionado com os sabores apresentados. “A vaca atolada é um prato que estamos acostumados a comer, desde criança, preparado com muito carinho pelas avós, pelas mães, mas desta forma, com esse sabor diferenciado, realmente é algo muito especial. Só por esta primeira proposta, já podemos ver que será muito difícil escolher um prato vencedor do concurso gastronômico”.
O prefeito acrescentou: “Parabéns ao Lucas, que cozinhou com tanta dedicação para esta noite especial e muito obrigado a toda equipe do Senac, comandada pelo gerente-executivo Tiago Titericz, por nos convidar”, afirmou o prefeito.


(Assessoria PMU)