Redação Publisher do OBemdito

Há dez anos moradora sofre com água malcheirosa que empoça em frente a sua casa

Juliana Borgonhoni, de 25 anos, moradora da rua Disaburo Yokohama, no Parque Cidade Jardim, procurou o OBemdito para relatar um […]

Foto: Colaboração/OBemdito
Há dez anos moradora sofre com água malcheirosa que empoça em frente a sua casa
Redação - OBemdito
Publicado em 14 de julho de 2022 às 13h25 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 02h52

Juliana Borgonhoni, de 25 anos, moradora da rua Disaburo Yokohama, no Parque Cidade Jardim, procurou o OBemdito para relatar um problema que ela lida com sua família há aproximadamente 10 anos: em frente a sua residência acaba empoçando uma água suja e malcheirosa que sai pelo encanamento da rede pluvial, causando transtorno a ela e aos moradores da região.

“Tem dia que tem sujeita da caixa de gordura, tem dia que te fezes de animais, até pedaços de fogos (de artifício) já apareceram”, relatou Juliana, que afirma já ter feito de tudo para tentar corrigir o problema. “Já foi Vigilância Sanitária, Sanepar, Prefeitura lá vistoriar”, afirma.

A resposta que a moradora afirma ter recebido, é de que a obra para correção do problema teria início em Janeiro deste ano, 2022, realizada pela Prefeitura Municipal. Porém, três meses depois ela teria entrado em contato com o órgão, que disse que a documentação aguardava autorização do atual prefeito. “Mas até hoje se quer nos deram um retorno”, lamenta.

Para agravar ainda mais a situação, Juliana vive atualmente na residência com seus pais, um casal de idosos de 65 e 59 anos; seu esposo e a filha do casal, de somente 8 meses de idade.

De mãos atadas, ela chegou a publicar o ocorrido em suas redes sociais, expondo ao público o pesadelo vivido e questionando qual órgão ela deveria recorrer para que a situação fosse corrigida.

Confira o vídeo feito por Juliana:

Relato da Prefeitura

OBemdito procurou a Prefeitura Municipal de Umuarama, que informou que está a par do caso, tendo inclusive realizado um estudo prévio sobre as alternativas de melhorias a fim de resolver a situação “apesar de se tratar de um condomínio”, informaram.

Segundo eles, a Secretaria Municipal de Obras planeja atender a demanda, que já está na programação de serviços. “Porém, não há como estimar um prazo porque existem diversas obras da mesma natureza mais urgentes e com impacto sobre regiões e bairros inteiros. Portanto, o serviço será executado assim que possível”.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas