
Operação Bota-Fora: Prefeitura fará arrastão de limpeza em bairros da região do San Remo
A Vigilância em Saúde Ambiental programou uma operação especial de combate à dengue nos bairros que compreendem a unidade básica […]


A Vigilância em Saúde Ambiental programou uma operação especial de combate à dengue nos bairros que compreendem a unidade básica de saúde do San Remo.
Moradores devem separar entulhos, móveis velhos, objetos descartáveis e outros materiais que possam acumular água e colocar nas calçadas nos dias 18 e 19. E na quarta-feira (20) equipes da Prefeitura de Umuarama passarão para recolher tudo.
A escolha dessa região, que compreende 27 bairros e tem uma população estimada em aproximadamente 3,5 mil pessoas, foi decidida após a divulgação do último Levantamento de Índice Rápido para Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa).
“Apesar de no geral de Umuarama o percentual de imóveis com larvas do mosquito ter caído para 0,7%, dentro do limite seguro estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nos bairros Jardim San Gaetano indicou 8% e no Petrópolis 6,9%”, explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Luzia Ferreira.
A “operação bota-fora” vai recolher os entulhos dos bairros Parque das Laranjeiras, Porto Belo, Maracanã, Alvorada, Mutirão do Alvorada, San Gaetano, San Remo, Pradópolis, Yonezu, Colibri, Pioneiros (I, II e III), Bela Vista, Mont Blanc Residence, Aliança, Espanha, Petrópolis, Paineiras, Antártica, Maranata e Graciosa.
“A população pode aproveitar o final de semana para dar uma geral no quintal e recolher todo o material que pode acumular água, lembrando que os materiais devem ser colocados em frente às calçadas de suas casas apenas na segunda e na terça-feira”, indica Renata.
O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, destaca que considerando a infestação predial por UBS, a do San Remo foi a que apresentou a situação foi mais crítica, com índice de 5,1%, o maior da cidade.
“O total de casos de dengue acumulados no ano epidemiológico chegou a 1.419 na última sexta-feira (8). Até o momento ocorreram cinco casos de dengue com sinais de alarme, dois casos graves e duas mortes foram confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em Umuarama”, comenta.
(Assessoria PMU)