Redação Publisher do OBemdito

Umuarama registra mais 42 casos de dengue e quase toda a cidade está em surto da doença

Com cerca de 7 mil moradores e apenas 14 casos confirmados até o momento, a região da Unidade Básica de […]

Foto: Assessoria PMU
Umuarama registra mais 42 casos de dengue e quase toda a cidade está em surto da doença
Redação - OBemdito
Publicado em 15 de julho de 2022 às 18h49 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 02h47

Com cerca de 7 mil moradores e apenas 14 casos confirmados até o momento, a região da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bem-Estar, na Zona VI, é uma ‘ilha’ dentro do surto de dengue que toma conta de Umuarama.

Das 18 UBS da cidade, 17 enfrentam uma escalada de casos que deixa a cidade em estado de alerta. Nesta semana mais 42 pessoas tiveram exames positivos para a doença, elevando o acumulado do ano epidemiológico para 1.461 casos.

A situação é mais crítica nas regiões do Centro de Saúde Escola (CSE), com 356 contaminados, Jardim Panorama (191), Guarani/ Anchieta (152), Posto Central (110) e Jardim Cruzeiro (101). À exceção do Bem-Estar, todas as UBS registram surto de dengue – a doença já chegou a 105 bairros, praças e outros logradouros da cidade.

Nesta semana foram lançadas 280 notificações de suspeita de dengue (já são 3.213 desde agosto do ano passado), das quais 1.461 foram confirmadas e 1.723 foram descartadas, enquanto 29 seguem em investigação.

Oito pacientes tiveram dengue com sinais de alarme, três desenvolveram dengue grave e duas pessoas morreram em decorrência dos sintomas da doença, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O povoado de Nova Jerusalém e os distritos de Lovat e Santa Eliza também enfrentam surto, enquanto Serra dos Dourados continua com baixa incidência de casos. Nos distritos de Roberto Silveira e Vila Nova União ainda não houve registros positivos.

Com base no último levantamento rápido do índice de infestação predial pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, o Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental vai intensificar as ações de combate na região do antigo poliesportivo, que apresentou números mais preocupantes.

A UBS San Remo teve um índice de infestação de 5,1% nos imóveis (o aceitável é abaixo de 1%). Nos dias 18 e 19 a comunidade será orientada por meio de carros de som a descartar nas calçadas os recicláveis, móveis velhos e materiais que possam acumular água.

Na quarta-feira (20), uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos fará o recolhimento dos resíduos com caminhões. Outros bairros que tiveram infestação acima do recomendável foram o Parque Industrial (2%), Sonho Meu (1,6%), Bem-Estar (1,2%) e Guarani/ Anchieta (1,1%).

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas