Redação Publisher do OBemdito

Moradora do Jardim Ipê se queixa de cavalos soltos nas ruas do bairro

Uma moradora do Jardim Ipê, em Umuarama, procurou o site OBemdito para se queixar de cavalos que ficam soltos pelas […]

Moradora do Jardim Ipê se queixa de cavalos soltos nas ruas do bairro
Redação - OBemdito
Publicado em 26 de julho de 2022 às 18h15 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 02h12

Uma moradora do Jardim Ipê, em Umuarama, procurou o site OBemdito para se queixar de cavalos que ficam soltos pelas ruas do bairro. O flagrante enviado para a reportagem foi feito nesta terça-feira (26), no entanto, Camila Rigobelo Machado disse que a situação é frequente.

Os animais ficam vagando pelas ruas e os moradores têm medo de que acidentes possam acontecer. “Fora que os cachorros não param de latir e minha bebê não dorme”, comentou. Ela acrescentou que uma conhecida que reside em outra rua hoje levou um susto ao abrir o portão de casa e dar de cara com os cavalos.

A moradora informou ter mantido contato com a Prefeitura e a Polícia Ambiental, mas que providências ainda não tinham sido tomadas. “Já veio a Guarda Municipal, mas quando eles viram as costas, o dono solta os cavalos de novo”.

OBemdito manteve contato com a Prefeitura de Umuarama. A informação é de que existe um setor responsável pelo recolhimento de animais soltos na rua, que atua em conjunto com a fiscalização do Código de Postura. As denúncias devem ser encaminhadas para o e-mail postura@umuarama.pr.gov.br.

Posteriormente uma pessoa recolhe os animais e as sanções são aplicadas ao proprietário, quando ele for buscá-los. É aplicada uma multa de R$ 256,33 por animal (sendo este o valor mínimo).

No caso dos cavalos soltos no Jardim Ipê, a Prefeitura informou que o departamento responsável já tem conhecimento do fato e o recolhimento deles já foi solicitado. A situação deve ser solucionada entre hoje e amanhã (quarta-feira, 27).

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas