Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Após colapso na saúde, Prefeitura de Umuarama não divulga boletim da Covid nesta segunda-feira

A Secretaria de Saúde alega que a demanda de trabalho, causada pelo colapso na saúde no último final de semana, forçou a reestruturação do setor

Foto: Assessoria PMU
Após colapso na saúde, Prefeitura de Umuarama não divulga boletim da Covid nesta segunda-feira
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 31 de maio de 2021 às 17h27 - Modificado em 23 de maio de 2025 às 05h22

A Prefeitura de Umuarama publicou uma nota às 17h13 desta segunda-feira (31) informando que não acontecerá a divulgação dos dados do boletim da Covid. O informativo é divulgado diariamente às 17h.

A Secretaria de Saúde alega que a demanda de trabalho, causada pelo colapso na saúde no último final de semana, forçou a reestruturação do setor. Por isso não foi possível repassar os dados diários do boletim.

Confira a nota abaixo, na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que devido ao agravamento da pandemia de coronavírus em Umuarama, a demanda de serviços aumentou consideravelmente nos últimos dias e exigiu o aumento das frentes de trabalho, que neste momento passam por reestruturação. Dessa forma, não será possível divulgar hoje o boletim diário de acompanhamento dos casos de Covid-19. A secretaria trabalha para restabelecer o serviço o mais breve possível e continuar informando a população sobre a evolução da doença no município”.

Dados de sábado

O último boletim da Covid foi divulgado pela Secretaria de Saúde de Umuarama no sábado (29). Na ocasião foram registrados 52 casos de Covid-19 e uma morte. A vítima foi uma mulher de 69 anos que morreu na sexta-feira (28), no Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia.

A cidade chegou aos 190 óbitos devido a complicações da doença e 11.966 os diagnósticos positivos para coronavírus, desde o início da pandemia – dos quais 11.036 pessoas conseguiram se recuperar, 711 estão atualmente em isolamento domiciliar e 57 internados (21 em UTIs e 36 em enfermarias).

Havia ainda 2.006 pessoas com suspeita de infecção pelo vírus em investigação e 15.921 suspeitas foram descartadas, do total de 29.893 notificações de síndromes gripais acumuladas desde março do ano passado.

Das 37 unidades de terapia intensiva (UTIs) conveniadas ao SUS em Umuarama, 34 estavam ocupadas no sábado (91%) de acordo com a Central de Regulação de Leitos da Sesa, bem como 62 dos 64 leitos de enfermarias (96%).

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas