
Após vários dias de tempo seco, Umuarama começa o dia com chuva nesta sexta
A mínima é de 11°C e máxima 21°C


A Capital da Amizade começou o dia com uma agradável chuva na manhã desta sexta-feira (29). De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) a previsão é que a chuva se mantenha por grande parte da manhã, e no restante do dia o céu volte a ficar claro. A previsão é de mínima 11°C e máxima 21°C.
No sábado (30), ainda em Umuarama, o dia seguirá com temperaturas mais baixas, porém sem chuvas, tendo uma leve queda na mínima, que será de 8°C registrada durante a madrugada e boa parte da manhã, prometendo um começo de dia frio. No resto do dia os termômetros voltam a subir, registrando uma máxima de até 21°C.
No Paraná
A sexta-feira será de grandes mudanças nas condições do tempo sobre o Paraná. Nos períodos da madrugada e manhã, uma frente fria se desloca rapidamente sobre as regiões paranaenses, porém como o ambiente atmosférico nas primeiras camadas da troposfera está seco, a frente fria vai gerar um volume de chuva muito baixo.
A partir da tarde, a incursão de uma intensa massa de ar estável e frio sobre o Estado, vinda do sul do continente, induz o declínio acentuado das temperaturas, primeiramente nas regiões ao sul e sudoeste do Paraná. Com isso, as temperaturas mínimas do dia deverão ser
“O eixo da frente fria avança pelo Paraná provocando chuvas em vários setores. No geral as precipitações não são fortes, e estão acompanhadas por poucas descargas atmosféricas. Contudo, os ventos observados são moderados a fortes em várias cidades (acima dos 50 km/h), e transportam um ar menos aquecido (predominam de sudoeste).“, informa o meteorologista Samuel Braun, da Simepar.
Nesta sexta-feira, o tempo fica instável em função da passagem de uma frente fria pelo Paraná. Este sistema avança rapidamente entre a madrugada e a tarde, provocando pancadas de chuva acompanhadas de algumas descargas elétricas e rajadas de ventos moderadas a fortes.
À medida que o sistema frontal se afasta para São Paulo, avança uma massa de ar frio pelo Estado, provocando acentuado declínio das temperaturas.
(Redação e Simepar)