Redação Publisher do OBemdito

Umuarama já aplicou mais de 230 mil vacinas contra a Covid desde janeiro de 2021

O setor de Atenção Primária em Saúde divulgou que Umuarama atingiu a marca de 230.138 vacinas contra covid aplicadas desde […]

Foto: Arquivo OBemdito/Danilo Martins
Umuarama já aplicou mais de 230 mil vacinas contra a Covid desde janeiro de 2021
Redação - OBemdito
Publicado em 2 de agosto de 2022 às 20h54 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 01h46

O setor de Atenção Primária em Saúde divulgou que Umuarama atingiu a marca de 230.138 vacinas contra covid aplicadas desde o início da imunização contra covid-19 na cidade, em 20 de janeiro de 2021.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a população precisa ficar atenta e completar o ciclo vacinal para contribuir com o fim da pandemia de coronavírus. Responsável pelo setor de vacinas no município, Lilia Simeire Silva Hidalgo comenta que a faixa etária que menos tem comparecido para se vacinar é a infantil, que vai de 3 a 11 anos.

“Tanto que estamos sempre atentos e preparando campanhas especiais para chamar a atenção dos pais e responsáveis para que levem suas crianças para que recebem a vacina”, indica.

Ela comenta que o sucesso da campanha Vacina Mais, realizado na cidade na semana passada, foi um estímulo para o planejamento de mais ações semelhantes.

“O Vacina Mais foi sugerido pelo Conselho Nacional de Saúde e adotado aqui. Conseguimos imunizar mais de 3.500 pessoas, que aproveitaram o horário especial oferecido nas UBS (das 17h às 21h). Desta forma, o secretário de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, já tem promovido reuniões com vários setores para traçar novas campanhas”, afirmou.

Jaqueline de Bortolli Shiribayashi, coordenadora de APS, adianta que dentro de mais alguns dias a Secretaria de Saúde vai dar início a uma série de campanhas para realização de exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama e, dentro destas estratégias, serão realizadas ações para vacinação contra covid, influenza e de rotina.

“Já sabemos que a população carece de horários especiais para vacinação, então, dentro das possibilidades de recrutamento de profissionais e das doses disponibilizadas, vamos realizar mais campanhas de imunização em horário semelhante ao que foi realizado no Vacina Mais”, observou.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas