Redação Publisher do OBemdito

Umuarama: Procura é grande nas unidades que oferecem vacina Pfizer contra Covid

O município recebeu um lote com pouco mais de 1.100 doses da vacina Pfizer/BioNTech

Foto: Assessoria PMU
Umuarama: Procura é grande nas unidades que oferecem vacina Pfizer contra Covid
Redação - OBemdito
Publicado em 1 de junho de 2021 às 10h38 - Modificado em 23 de maio de 2025 às 05h20

A Secretaria Municipal de Saúde está vacinando mais um grupo prioritário dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI) nesta terça-feira, 1º. O município recebeu um lote com pouco mais de 1.100 doses da vacina Pfizer/BioNTech e a procura tem sido muito boa nas unidades básicas que estão oferecendo o imunizante.

“A vacina tem prazo de 120 horas a partir da saída das câmaras frias da Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba. Por isso, é importante que a utilização seja rápida para que ela seja aproveitada em sua totalidade”, destacou a chefe da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Maristela de Azevedo Ribeiro.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Alta, uma fila se formou logo no início da manhã. Como o grupo é bem abrangente – pessoas de 18 a 59 anos com deficiência permanente (com ou sem cadastro no BPC) e pessoas com comorbidades – a procura tem atendido à expectativa.

A UBS recebeu 294 doses da vacina e até as 9h já tinha vacinado cerca de 50 pessoas. O movimento também é grande nas outras unidades que estão aplicando a vacina da Pfizer. Em todas os postos, 320 pessoas haviam sido vacinadas até as 10h.

A vacinação ocorrerá até as 11h e depois será retomada das 13h30 às 19h nas UBS do Jardim Cruzeiro e Posto Central e até as 17h nas UBS Cidade Alta e San Remo. Para receber a vacina o interessado deve apresentar fotocópias e originais de laudos médicos ou cartões de gratuidade no transporte público que indiquem a deficiência, também comprovante de atendimento em centros de reabilitação e unidades especializadas, carteira de identidade oficial ou outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência, bem como atentado comprovando a comorbidade.

“Se você faz parte desses grupos não perca mais essa oportunidade de se proteger contra a Covid-19. A vacinação precisa ser realizada nesta terça-feira e devemos aproveitar que Umuarama está entre as poucas cidades do Paraná que receberam esta vacina”, reforçou Maristela. Ela destacou a importância da vacinação, que continua nas demais unidades conforme o cronograma divulgado diariamente pela Secretaria da Saúde.

Até a última segunda-feira, 26.847 umuaramenses dos grupos prioritários do PNI já haviam recebido a primeira dose da vacina contra o coronavírus e um total de 13.869 pessoas também já tinha sido imunizado com a dose dois. A vacinação continua nas UBS de referência.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas