
Com venda e troca de livros, projeto ‘Sebo do Lírio’, do Guarani, planeja expansão
À frente do projeto estão três jovens, que decidiram investir na ideia de fazer da difusão da leitura um empreendimento


A máxima “Literatura é semente, faz florescer” virou refrão na vida delas: Anny Rosana, Tassiana Caroline e Renata Severo, que se intitulam “leitoras vorazes”, resolveram empreender em um projeto para ampliar a oportunidade das pessoas com menor poder aquisitivo de ter contato com livros.
A ideia surgiu num momento de descontração. Elas contam que em um sábado à tarde tomavam tererê e, como num estalo de dedos, toparam conceber o projeto, com seus objetivos e métodos. Isso foi em 2018.
O nome, Sebo do Lírio, emergiu do significado de um jogo de trocadilhos, mas acabou caindo como uma luva, já que a tal flor, pelo simbolismo que carrega, tem tudo a ver com o pretexto das jovens. A onda do desapego foi uma grande aliada: todo dia tem gente doando livro para o projeto.
Atualmente, Anny, tecnóloga em marketing, e Tassiana, professora de filosofia, seguem à frente dos trabalhos [Renata estuda fora]. Elas contam que estão muito satisfeitas com os resultados. Superativas nas redes socias, conseguem atrair público de todos os bairros de Umuarama e até de cidades vizinhas.
As vendas acontecem na sede do sebo, no bairro Guarani, onde também fazem troca de livros. “Este também é um dos nossos intuitos, para atender, por exemplo, uma pessoa que tem um livro que já leu e quer outro; dessa forma ela se favorece e favorece outras pessoas, que poderão fazer o mesmo, com o mesmo livro, formando, assim, uma grande corrente de leitura”, explica Anny.
Vendem bastante também pelo Instagram e pela lojinha virtual no Shoppe. “Pelo tanto de clientes fidelizados e seguidores nas redes sociais, costumamos dizer que criamos uma comunidade”, emenda Tassiane, informando que livros de literatura, gibis e mangás são o forte do acervo do Sebo do Lírio, com preços que vão de 10 a 30 reais.
Nas estantes do projeto também estão exemplares acadêmicos e de enciclopédias e alguns raríssimos, como o ‘Sentido oculto dos ritos mortuários’, de Jean-Pierre Bayard. Este, custa 300 reais. Quanto a faturamento, dizem que “está bom!”, já que não é a renda principal delas. Tiram, pelo menos, um salário mínimo por mês, cada.
O artesanato que produzem com livros obsoletos ou imprestáveis ajuda a aumentar esse valor. Elas fazem quadros e outras peças com recortes. “Não desperdiçamos nada, tudo em função da nossa consciência social e ambiental”, assegura Anny.

O começo
A Feira Faísca, que acontece aos sábados, em Umuarama, foi o primeiro cenário do Sebo do Lírio. “Começamos com 15 livros, nossos”, informam, rindo. Hoje o Sebo tem à disposição dos clientes cerca de dois mil livros, entre novos e usados”.
A pandemia, que paralisou a Faísca, fez o projeto dar o segundo passo: montar o espaço físico, fato que envolveu toda a família e os amigos. “Tivemos muitos colaboradores: a mãe doou a sala da casa, o namorado da Anny desenhou a estante e o pai dela a construiu de madeira, um amigo pintou o muro e, assim, nosso Sebo se instalou”.
Como se trata de um projeto de incentivo à leitura, Anny e Tassiana não perdem oportunidade de levar o Sebo também a eventos culturais de Umuarama. “Já que o nosso lema é semear, nos esforçamos bastante para dar conta de tudo o que nos propomos a fazer”, diz Tassiana.

O futuro
Diante de tamanha empolgação, planos para expandir o projeto não faltam. Elas têm vários. Querem migrar para o centro da cidade – para facilitar o vaivém dos clientes – e um espaço maior. “Como dissemos, não vivemos disso, mas queremos viver disso”, enfatiza Tassiana.
Manter o projeto como está, mas associado a outras funções, como abri-lo para exposição de arte e artesanato, de leitura, café literário, roda de conversa, ioga e clube do livro. No rol desse traçado tem muito mais: “O céu é o limite para os nossos sonhos!”, exclama Anny.
SERVIÇO – O Sebo do Lírio fica na Rua Barcelona, 4347, Bairro Guarani; o endereço on-line é www.sebodolirio.com l WhatsApp 44 2001 8697 l Instagram @sebodolirio.




