Redação Publisher do OBemdito

Alunos do Ensino Médio conhecem ações municipais para o desenvolvimento de Umuarama

Um grupo de alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Educare esteve com o prefeito Hermes Pimentel e […]

O secretário Marcelo Adriano conversando com os estudantes | Foto: Assessoria PMU
Alunos do Ensino Médio conhecem ações municipais para o desenvolvimento de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 4 de agosto de 2022 às 20h56 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 01h37

Um grupo de alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Educare esteve com o prefeito Hermes Pimentel e o secretário municipal da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, na manhã desta quinta-feira (4).

A visita foi conduzida pelo professor Rodrigo de Oliveira, da disciplina de Geografia, e o objetivo foi conhecer algumas das ações realizadas pelo poder público para promover o desenvolvimento do município.

Pimentel disse que um divisor de águas na realidade econômica de Umuarama deverá ser a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que caminha a passos largos. “O processo é longo e criterioso, mas os resultados serão impressionantes”, previu o prefeito.

“Quando a ZPE for instalada teremos grandes indústrias exportadoras em nossa cidade, gerando empregos de qualidade e disseminando novas tecnologias. Elas vão adquirir insumos e matéria-prima na cidade e região, atraindo novos empreendimentos e gerando riquezas e desenvolvendo o comércio e a indústria, além de estimular também o setor de serviços”, disse.

Além de esclarecer dúvidas dos alunos, o secretário Marcelo Adriano também discorreu sobre programas e ações municipais de incentivo à industrialização, qualificação da mão de obra, profissionalização do comércio, parcerias para cursos e treinamentos gratuitos, investimentos em infraestrutura (parques industriais, aeroporto, rodovias, etc).

Conforme o secretário, “um conjunto de fatores que têm a participação direta do município para promover e sustentar o crescimento de nossa cidade, gerando empregos e mais qualidade de vida”, completou.

A instituição de ensino tem um programa de vocação profissional iniciado no primeiro ano do Ensino Médio e os alunos estão conhecendo oportunidades e profissões para o futuro.

“Eles ouviram sobre a ZPE e o que ele melhora nossa cidade. A secretária de Educação, Mauriza Lima, falou da visão do município quanto è infraestrutura e ampliação da rede de escolas e creches”, finalizou o diretor de Indústria e Comércio, Paulo Leon Baraniuk.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas