
Com expoentes da casa e de São Paulo, festa do blues foi sucesso em Umuarama
Na região que reúne o maior rebanho bovino do Paraná, um show de Gusttavo Lima atrair milhares de pessoas não […]


Na região que reúne o maior rebanho bovino do Paraná, um show de Gusttavo Lima atrair milhares de pessoas não é de se estranhar. Assim como no resto do país, a música sertaneja reina absoluta por aqui.
Mas neste palco há luz para outras toadas, como blues e jazz? O sucesso dos eventos realizados na cidade por um grupo de amigos, todos apaixonados por esses gêneros musicais, mostra que sim. Há mais de dez anos o Amigos do Blues (AdB) promove festas super concorridas.
Depois da pausa forçada pela pandemia, o evento volta com outro formato: agora também com o suingue do jazz. O 1º Sunset Jazz & Blues Party, realizado no pátio da choperia Foxy e do restaurante Kanzaki, no sábado (6/8), reuniu cerca de 250 convidados.
Começou às 16h e foi até a meia-noite, “com boa música, boa bebida e boa comida”, como define o coordenador do AdB, Luiz Felipe Paro de Oliveira, o Lipe. Ele diz que todos os objetivos foram alcançados, inclusive o social. “Tivemos um pequeno lucro, que será totalmente repassado para entidades assistenciais”, comemora.


No entanto, o maior intuito das festas do AdB, atenta Lipe, é fomentar a cultura, por isso o grupo caprichou nas atrações: no palco se revezaram músicos de alto nível técnico da cidade, que formam o Quinteto Jazz Umuarama, e de São Paulo, do Blues Beatles.
O Quinteto, com Abner Costa (guitarra), Lucas Trabuco (baixo), Clayton Vaz (bateria), Guido Franchini (teclado) e Sérgio Gamberini (trompete), abriu a festa, com a participação especial do saxofonista Édipo Leandro.
A Blues Beatles, que vem a cada dia ganhando mais fama mundo afora por misturar as melodias dos Beatles com arranjos tradicionais de blues, foi a segunda atração. A banda fez a plateia vibrar, principalmente quando tocava e cantava as canções clássicas do grupo de rock britânico.
O jogo de luzes coloridas ajudou a criar uma atmosfera alegre e requintada. “Que repertório!”, “que privilégio e alegria eu poder participar”, “que performance espetacular!” eram as exclamações que mais se ouvia dos participantes, nos intervalos dos shows.
O empresário Ivanildo Coutinho, outro líder do AdB, também diz que só tem a comemorar. “A festa foi maravilhosa! Pela receptividade, vimos que os fãs aprovaram esse novo formato: todos se divertiram, elogiaram, agradeceram, enfim, foi uma maravilha!”.

