
Aluna de Lovat representará Umuarama em concurso do MP sobre trabalho infantil
Maria Eduarda Guedes, aluna da Escola Municipal Papa Pio XII, do distrito de Lovat, foi a aluna escolhida para representar […]


Maria Eduarda Guedes, aluna da Escola Municipal Papa Pio XII, do distrito de Lovat, foi a aluna escolhida para representar Umuarama no projeto “Resgate a Infância – Erradicação do Trabalho Infantil”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho em todo Paraná.
O desenho feito por Maria Eduarda concorreu com exatamente 2.198 estudantes das 22 escolas municipais e a próxima fase será em Curitiba, com turmas do 4º e 5º ano de todo Estado.
O projeto MPT na Escola 2022 premiou seis alunos com uma bicicleta e destacou ainda a dedicação e o trabalho de 50 gestores educacionais e 94 docentes das escolas do município.
“O Prêmio tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema, além de falar sobre a necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes”, destacou o Procurador do MPT André Vinícius Melatti.
A secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, ressaltou que o projeto é fundamental para fomentar a participação de crianças nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil, além de reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças.
Ela agradeceu a todos os estudantes, docentes, coordenadoras e diretores das escolas municipais. “Não podemos deixar de contar que, segundo a Comissão Julgadora, os trabalhos foram de alto nível e, por isso, foi difícil escolher um só para a etapa estadual. Por isso, nossos agradecimentos especiais a todos que se empenharam na realização desse Projeto. Agradecemos ainda os familiares dos estudantes, que também temos certeza em muito contribuíram para que o Projeto se concretizasse”, pontuou.

O prefeito Hermes Pimentel elogiou o projeto e a premiação – as modernas bicicletas. “Parabéns a todos os que participaram e principalmente aos que vão levar para casa uma bicicleta super linda dessa. Tenho certeza de que vocês serão muito felizes com esse presente”.
Pimentel acrescentou: “Eu sempre converso com a [secretária] Mauriza para que a gente consiga transformar todas as escolas municipais em escolas de tempo integral, para que o aluno fique mais tempo em um lugar de aprendizado, de brincadeiras, onde tenham muitas atividades saudáveis, comida boa e a proteção de todos os profissionais de educação sempre dedicados. Parabéns a todos e contem sempre comigo”, afirmou.

Os outros alunos premiados foram:
– Beatriz Alves Oliveira, da Escola São Francisco de Assis (Jardim Alphaville, professora Juliana Romero Montagnini Rosso)
– Gabriel Estércio da Silva, da Escola Evangélica (Parque 1° de Maio, professora Lucilene Rodrigues Marchi)
– Matheus Henrique dos Santos, da Escola Padre José de Anchieta (Parque Bonfim, professora Gabriella Reis Pinheiro Molinari)
– Mariana Butarello, da Escola Benjamin Constant (do distrito de Santa Eliza, professora Doralice Tozzi Fedrigo)
– E os alunos Allan Dyego dos Santos Cordeiro e Felipe do Nascimento da Silva, da Escola Vinícius de Morais (Parque das Jabuticabeiras, professor Daniel Abruceis).
(Assessoria PMU)










