
Estado capacita representantes de municípios sobre o programa Nossa Gente Paraná
Umuarama recebeu recentemente uma capacitação sobre o programa Nossa Gente Paraná voltada a gestores e técnicos das áreas de assistência […]


Umuarama recebeu recentemente uma capacitação sobre o programa Nossa Gente Paraná voltada a gestores e técnicos das áreas de assistência social, saúde, educação, habitação e geração de renda dos 21 municípios pertencentes ao escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) com sede na cidade.
As palestras foram ministradas no Anfiteatro Haruyo Setogutte, no Paço da Amizade.
O Nossa Gente é uma ação do governo do Estado que visa a superação da pobreza a partir do acompanhamento intersetorial de famílias em situação de vulnerabilidade social. Coordenado pela Sejuf, reúne diversas secretarias e órgãos do Estado, em parceria com os municípios e a comunidade.
“Esta é uma estratégia do Estado para a superação da vulnerabilidades das famílias. Estamos retomando as capacitações presenciais para afinar a execução do programa na ponta (nos municípios), repassar as novidades e fortalecer os comitês locais para o acompanhamento às famílias”, disse a assessora técnica da Sejuf de Curitiba, Michele Ribeiro, que representou o secretário de Estado Rogério Helias Carboni.
De acordo com a assessora, 1.818 famílias são acompanhadas atualmente pelo programa nos municípios da região, 241 delas em Umuarama. Elas são definidas a partir da análise de dados do Cadastro Único, que determinam o índice de vulnerabilidade.
“O programa alerta os municípios sobre estas famílias e formula em conjunto uma proposta de acompanhamento intersetorial, que passa a ser seguida pelo comitê local”, explicou.
O atendimento depende das necessidades de cada família. Inclui suporte alimentar e ações nas áreas de saúde, educação (direcionamento para vagas em creches e escolas), qualificação profissional e encaminhamento para emprego, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, inclusão em tarifas e benefícios sociais, entre outras garantias de direitos.

“O objetivo final é o fortalecimento da família, criar e desenvolver a autonomia e promover a reinserção na sociedade. Por isso o acompanhamento é temporário – pelo prazo máximo de dois anos –, com visitas domiciliares e o propósito de transformar a perspectiva de vida”, acrescentou a técnica do escritório regional da Sejuf, Sílvia Helena da Cunha Pickler.
A Secretaria de Assistência Social de Umuarama foi representada pela chefe da Divisão de Proteção Social Básica, Dayanne de Oliveira Demozzi, que destacou a importância do trabalho em conjunto para atender aos objetivos do plano de ação do programa. “A finalidade é dar uma vida melhor às famílias que mais dependem do poder público para superar suas dificuldades”, destacou.
O encontro, aberto pelo chefe do escritório regional da Sejuf, Francisco Bochi, teve ainda a participação da consultora técnica da secretaria estadual, Alzenir Sizanoski. Foi a 18ª capacitação realizada pela Sejuf no interior do Estado, voltada ao Programa Nossa Gente Paraná, de um total de 22 programadas.
(Assessoria PMU)

