Redação Publisher do OBemdito

Inscrições para curso gratuito sobre manipulação de alimentos terminam nesta sexta

A Prefeitura de Umuarama está oferecendo um curso gratuito de boas práticas na manipulação dos alimentos, destinados a proprietário de […]

Foto: Assessoria PMU
Inscrições para curso gratuito sobre manipulação de alimentos terminam nesta sexta
Redação - OBemdito
Publicado em 18 de agosto de 2022 às 17h49 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 00h51

A Prefeitura de Umuarama está oferecendo um curso gratuito de boas práticas na manipulação dos alimentos, destinados a proprietário de estabelecimentos do gênero alimentício ou funcionários designados.

A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas até esta sexta-feira, 19. O treinamento está marcado para a próxima semana, nos dias 22 e 23, das 8h às 11h30.

Foram disponibilizadas 100 vagas e os interessados devem se inscrever por meio do link https://forms.gle/44N9tVy2zNh1zM5U7. A finalidade do curso é facilitar o cumprimento das normas estabelecidas pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que exige conhecimentos comprovados sobre boas práticas na manipulação de alimentos dos trabalhadores envolvidos na preparação de gêneros alimentícios para venda ao consumidor.

O curso é resultado de uma parceria entre a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, por meio da Agência do Trabalhador e da Casa do Empreendedor.

Em fiscalizações realizadas rotineiramente, a Vigilância Sanitária do município tem encontrado muitos profissionais trabalhando sem formação comprovada ou desatualizados quanto às medidas e cuidados necessários.

“Existem opções de cursos que podem ser contratados pelas empresas ou realizados pelos próprios trabalhadores, além de uma opção online no site da Anvisa. Agora o município também vai oferecer uma oportunidade para qualificar trabalhadores já empregados e preparar aqueles que buscam oportunidades de emprego”, destacou o gerente da Agência do Trabalhador, Reginaldo Barros.

De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde, Franzimar de Morais, a Vigilância realiza fiscalizações diariamente em lanchonetes, pizzarias, restaurantes, carrinhos de lanche e outros segmentos onde ocorre a manipulação de alimentos.

Quando os trabalhadores não apresentam certificado de realização do curso os estabelecimentos são orientados sobre a obrigatoriedade e recebem um prazo para regularizar a situação.

“Muitos alegam dificuldades para participar, custo elevado e limitações de tempo. Por isso decidimos oferecer o curso gratuitamente, em horário compatível para a maioria dos trabalhadores do setor. Será na próxima segunda e na terça-feira, na parte da manhã, no anfiteatro da Prefeitura. Ao final os participantes receberão certificado”, explicou Franzimar.

O curso faz parte do Programa Alimento Mais Seguro, que considera a necessidade de constante aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos, visando a proteção à saúde da população, a harmonização da inspeção sanitária em serviços de alimentação e a necessidade de requisitos higiênico-sanitários aplicáveis em todo território nacional.

Os interessados deverão acessar o link das inscrições e fornecer as informações solicitadas (nome completo, telefone/WhatsApp e número do CPF) para emissão do certificado, bem como o endereço de e-mail. Mas informações pelo telefone (3621-1100).

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas