Redação Publisher do OBemdito

Temperatura despenca e sensação térmica em Umuarama bate 2 graus

O tempo frio é resultado de uma massa de ar fria que avança sobre o Paraná

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Temperatura despenca e sensação térmica em Umuarama bate 2 graus
Redação - OBemdito
Publicado em 19 de agosto de 2022 às 07h53 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 00h50

O dia começou especialmente gelado na Capital da Amizade na manhã desta sexta-feira (19). Por volta das 7h da manhã, os termômetros da cidade alcançaram a incrível marca de 4,6°C com sensação térmica de cruéis 2°C.

De acordo com a Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar), a previsão é que a máxima não ultrapasse 15°C, que deve ser alcançado brevemente durante o período da tarde e voltará a cair logo em seguida, garantindo uma tarde e noite especialmente fria para Umuarama.

Ainda de acordo com o Simepar, não há previsão de chuvas para esta sexta-feira em Umuarama. A umidade relativa do ar se mantém entre 45% e 75%.

Neste final de semana o frio ainda se fará bastante presente, com temperaturas se mantendo entre 7°C e 19°C neste sábado (20) e 11°C e 23°C neste domingo (21), ambos os dias sem previsão de chuva.

Alerta laranja!

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também emitiu, por volta das 15h desta quinta-feira (18) um alerta com grau de severidade laranja para declínio brusco nas temperaturas, que terá validade até as 23h desta sexta-feira. A região compreendida pelo alerta abrange quase todo o território do estado, incluindo a região noroeste, ou seja, Umuarama e cidades vizinhas.

Massa de ar frio

O frio implacável é resultado do avanço de uma massa de ar frio que avança e se estabelece sobre o território do Paraná. Há a expectativa de formação de geada em alguns setores do estado, em especial na região Sul, que compreende Palmas e União da Vitória, porém o Simepar não descarta a possibilidade de geada em outras regiões, como Ponta Grossa, Cascavel e até mesmo Campo Mourão.

(Redação, com informações Simepar e Inmet)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas