Redação Publisher do OBemdito

Profissionais de saúde de Umuarama passam por capacitação sobre manejo clínico das hepatites

Durante todo o mês de julho foram realizadas ações de conscientização sobre as hepatites virais, graças a uma agenda especial […]

Fotos: Assessoria PMU
Profissionais de saúde de Umuarama passam por capacitação sobre manejo clínico das hepatites
Redação - OBemdito
Publicado em 25 de agosto de 2022 às 14h28 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 00h28

Durante todo o mês de julho foram realizadas ações de conscientização sobre as hepatites virais, graças a uma agenda especial preparada pelo Ambulatório de Infectologia da Secretaria de Saúde de Umuarama para o Julho Amarelo.

Porém, o trabalho sobre o tema continua, a exemplo da capacitação coordenada pelo médico infectologista Ricardo Delfini Perci no auditório da 12ª Regional de Saúde na tarde desta quinta-feira (18).

Segundo o infectologista, o objetivo é fazer com que os médicos e enfermeiros da Atenção Primária em Saúde se sintam confortáveis e seguros para ajudar a tratar e diminuir este problema de saúde pública. “A capacitação reforça as ações articuladas orientando os profissionais sobre a correta notificação da doença e cuidados, além de ampliar para a população as informações sobre o tratamento contra as hepatites virais”, pontua Dr. Perci.

Com o tema “Hepatites B e C – Saiba como se prevenir”, o médico acrescentou ainda que a intenção foi oferecer informação detalhada e com qualidade para que mais profissionais que atuam na rede de saúde possam identificar sinais da enfermidade e também para saber como proceder diante de alguém que tem a patologia, além de notificação correta de surgimento de casos para a Vigilância em Saúde.

Ele acrescenta que o planejamento e aprimoramento das ações de atenção, prevenção e vigilância das hepatites virais em Umuarama são constantes.

“Sempre temos ações de prevenção, incluindo o estímulo da população para a imunização contra a hepatite B, diagnóstico e o tratamento adequado. No SUS dispomos de tratamento gratuito, o que é um grande avanço. Tanto o paciente da Rede Pública ou Privada, podem acessar os medicamentos que só o Sistema Único de Saúde têm de forma gratuita”, disse, relatando que 36 médicos e enfermeiros participaram da capacitação.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas