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Entenda por que um avião rodou sobre Umuarama por 1 hora e não pousou

A diferente movimentação de uma aeronave nesta semana sobre a cidade de Umuarama, no oeste do Paraná, chamou a atenção […]

Hawker 800XP do GEIV – Imagem: Força Aérea Brasileira
Entenda por que um avião rodou sobre Umuarama por 1 hora e não pousou
Redação - OBemdito
Publicado em 21 de agosto de 2022 às 13h06 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 00h42

A diferente movimentação de uma aeronave nesta semana sobre a cidade de Umuarama, no oeste do Paraná, chamou a atenção de um grande número de pessoas, já que o jato foi visto rodando sobre a cidade por cerca de uma hora, incluindo várias aproximações para a pista do aeroporto da cidade, mas sem a realização de nenhum pouso.

E a todos que não tomaram conhecimento do que houve para tal movimento fora do comum no céu da cidade, a explicação a seguir detalha do que se tratava e tranquiliza a todos sobre não ter havido nenhum problema ou risco de acidente.

O avião visto pertence ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), um grupamento da Força Aérea Brasileira (FAB) que conta com aviões-laboratório para certificação de procedimentos de voo por instrumento. Durante a segunda-feira, dia 15 de agosto, ele esteve validando os procedimentos de aproximações e decolagens sob regras de voo por instrumento do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho.

Com a homologação das cartas aeronáuticas por instrumento pelo GEIV, o processo tramitará internamente no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e seguirá para publicação via portal da aeronáutica ainda neste segundo semestre de 2022. A aeronave empregada pelo grupo, um Hawker 800, realizou várias passagens baixas bem próximas do solo e chamou a atenção da população em geral.

“Estamos bem perto de finalmente certificar e homologar as cartas aeronáuticas de Umuarama para voos por instrumentos, e não apenas no visual, como ocorre hoje. Podemos dizer que nossa cidade finalmente saiu do esquecimento e está prestes a operar linhas aéreas com aviões de médio porte, como o ATR-72, com capacidade para cerca de 70 passageiros, o que finalmente vai nos conectar ao resto do mundo”, avaliou o secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva.

Imagem RadarBox

O secretário acrescentou que está bem encaminhado o processo de aquisição do Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (PAPI), um conjunto de auxílio visual à navegação aérea constituído por vários aparelhos de iluminação com focos calibrados, a ser instalado nas duas cabeceiras da pista de pouso e decolagem. Esta é outra exigência para a liberação dos voos com o ATR.

“O sistema informa os pilotos sobre a altitude ideal da aeronave na fase de aproximação para pouso”, explicou. Além disso, o funcionamento desses equipamentos reforça o nível de segurança das operações. “Em breve será assinado o termo de compromisso entre o município (que participa com uma contrapartida) e o governo federal”, disse Marcelo.

Pela primeira vez na história do aeroporto de Umuarama haverá procedimentos de saída e chegada sob regras de voo por instrumento, garantindo mais segurança e confiabilidade.

“A nova metodologia entregará muito mais segurança a tripulações e usuários, visto que os mínimos meteorológicos para pouso reduzem drasticamente, concedendo uma condição para pouso muito mais restrito as aeronaves da aviação geral e de linha aérea regular”, completou o secretário.

Com equipamentos aferidos e procedimentos ajustados, a operação das aeronaves em circulação no espaço aéreo nacional tem a segurança garantida em todas as fases de voo, especialmente quando as condições meteorológicas forem adversas. (Por Murilo Basseto Aeroin)

Com informações da Prefeitura de Umuarama

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