Redação Publisher do OBemdito

Campanha Dia D consegue imunizar quase 2.500 crianças umuaramenses em um dia

Exatamente 2.491 doses de vacina foram aplicadas durante a campanha especial realizada no último sábado (20) em Umuarama. Um número […]

Foto: Venilton Küchler/SESA
Campanha Dia D consegue imunizar quase 2.500 crianças umuaramenses em um dia
Redação - OBemdito
Publicado em 22 de agosto de 2022 às 17h37 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 00h39

Exatamente 2.491 doses de vacina foram aplicadas durante a campanha especial realizada no último sábado (20) em Umuarama. Um número considerado excelente pela coordenação do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

O Dia D foi proposto pelo Ministério da Saúde (MS) e faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e da Campanha Nacional de Multivacinação, que vai até o dia 9 de setembro.

As unidades básicas de saúde do município continuam disponibilizando vacinas contra a pólio a crianças menores de 5 anos. “Temos uma população estimada de 5.600 crianças com idade entre 1 e 4 anos e apenas 500 tinham sido imunizadas (quase 9%). E neste sábado conseguimos vacinar mais 1.059 delas, desta forma, aumentamos essa margem para 28%”, detalha Lilia Simeire Silva Hidalgo, coordenadora do setor.

As outras vacinas mais buscadas foram as de influenza (454), covid-19 (442), febre amarela (108), varicela (83), DTP (tríplice viral – contra difteria, tétano e coqueluche, com 75 doses) e tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola, com 71 doses).

“Nossa intenção é realizar mais ações nesse sentido, oferecendo dias especiais e horários estendidos para que pais e responsáveis possam garantir a atualização da caderneta de vacinação do público não vacinado ou com esquema incompleto de doses do calendário oficial brasileiro, de acordo com a faixa etária”, comenta.

O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima destaca que o engajamento da população é fundamental para manter o país livre de doenças que podem levar à morte ou deixar sequelas.

“Nossas unidades de saúde oferecem mais de 20 tipos de imunizantes do grupo de rotina. E nunca é demais reforçar que as vacinas do calendário podem ser feitas de forma concomitante, ou seja, a pessoa (não importa a idade) pode tomar mais de uma vacina na mesma hora, sem risco à saúde”, instrui.

VOP1.059
dT22
Febre Amarela108
Varicela83
VIP8
Influenza454
DTP75
Penta8
Pneumo1021
Tríplice viral71
Hepatite A18
Meningo C23
ACWY34
HPV48
Hepatite B12
Covid-19442
Rotavírus5
TOTAL2.491

Saiba quais são as vacinas de rotina

BCGTuberculose
PentavalenteDifteria, tétano, coqueluche, hepatite B e bactéria haemophilus influenza tipo B (infecções no nariz, meninge e garganta)
VPC10Pneumocócica conjugada 10-valente, contra pneumonia, meningite, otite
Meningo CMeningite, meningococcemia e infecção generalizada
RotavírusDoença diarreica causada por rotavírus
Febre AmarelaFebre amarela
Tríplice ViralSarampo, caxumba e rubéola
DTP (Tríplice Bacteriana)Difteria, tétano e coqueluche
DTPA (adulto)Difteria, tétano e coqueluche
Hepatite AHepatite A
VaricelaVaricela
Hepatite BHepatite B
Difteria e tétano adultoDifteria e tétano adulto
Meningo ACWYMeningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y
HPV QuadrivalentePrevenção contra cânceres relacionados aos HPV 16 e 18; de colo do útero; vulva e vagina; câncer peniano e cânceres de orofaringe e anal em homens e mulheres, além das verrugas genitais nos dois sexos relacionadas ao HPV 6 e 11.

Fonte: Ministério da Saúde

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas