
Umuarama: 220 mudas de ipês serão plantadas no antigo centro poliesportivo nesta terça-feira
Uma forte chuva impediu a realização em Umuarama do Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado na última quinta-feira (18). Porém, […]


Uma forte chuva impediu a realização em Umuarama do Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado na última quinta-feira (18). Porém, agora o evento, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Adita (Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária), será realizado às 9h desta terça-feira (23) no Parque dos Ipês – antigo Centro Poliesportivo, no final da avenida Parigot de Souza.
Rubens Sampaio, secretário municipal de Meio Ambiente, relata que Umuarama foi uma das 95 cidades brasileiras escolhidas em 18 estados onde a Adita possui centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
“A associação doou 220 mudas de ipês de várias espécies (branco, amarelo, rosa), que seriam plantadas no dia 18. Como não deu certo neste dia, devido à tempestade, alunos da rede municipal de ensino já plantaram 180 mudas. Desta forma, amanhã [terça-feira] será realizado o plantio de 40 mudas”, detalha, relatando que o Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado no Brasil desde 2008.
Waldir Baccarin, diretor da Adita em Umuarama, acrescenta que o evento conta também com a parceria do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV).
“Nosso trabalho é cuidar do meio ambiente, por meio do recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, dando a destinação correta a esses materiais. Só no ano passado foram 1.700 toneladas. O plantio de mudas de árvores, como os que faremos nesta data, fazem parte das ações de sustentabilidade que garantem o desenvolvimento do município”, pontua, indicando que em Umuarama a Adita tem sua sede no Aterro Sanitário.
Plantando o futuro
Alunos das turmas dos 5º anos das escolas municipais Sebastião de Mattos e São Cristóvão foram os indicados pela Secretaria Municipal de Educação para participar do Dia Nacional do Campo Limpo. Foram eles os responsáveis pela plantação das 180 mudas de ipês nesta semana e agora vão completar o trabalho com a plantação de mais 40 unidades.
A secretária de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, desta que o envolvimento das crianças no plantio das mudas tem como objetivo complementar as ações que são realizadas no Programa de Educação Ambiental (PEA).
“Em toda rede municipal de ensino mais de 2 mil alunos estudam a temática em sala de aula e participam do concurso de desenho e redação promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). A ação é importante, entre outros aspectos, para a formação de cidadãos que podem multiplicar as práticas sustentáveis que garantem a conscientização da importância da preservação do meio ambiente”, define.
(Assessoria PMU)