Redação Publisher do OBemdito

Umuarama: Projeto que possibilita a reeleição da Mesa Diretora da Câmara entra em discussão

Vereadores de Umuarama se reuniram na noite de segunda-feira (22) para a realização de mais uma sessão ordinária na Câmara […]

Foto: Assessoria Câmara
Umuarama: Projeto que possibilita a reeleição da Mesa Diretora da Câmara entra em discussão
Redação - OBemdito
Publicado em 23 de agosto de 2022 às 17h18 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 00h34

Vereadores de Umuarama se reuniram na noite de segunda-feira (22) para a realização de mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal. Cinco textos estavam na pauta da ordem do dia.

O Projeto de Resolução 7/2022, assinado pelos vereadores Antonio Aparecido dos Santos “Pé Duro”, Clebão dos Pneus, Newton Soares, Ronaldo Cruz Cardoso, Cris das Frutas, entrou em pauta pela primeira vez, e deve ser publicado por mais duas sessões ordinárias, estando aberto ao recebimento de emendas dos vereadores.

Após este período, o conteúdo segue tramitação na Casa Legislativa e pode voltar à pauta para apreciação em plenário. A propositura propõe alteração no “caput” do artigo 20 da Resolução nº 01/90, de 21 de dezembro de 1990 – Regimento Interno da Câmara Municipal de Umuarama, referente a eleição de Mesa Diretora.

REGIME DE PROGRESSÃO

Um deles era o Projeto de Resolução 5/2022. A matéria é assinada pela Mesa Diretora, tratando de equiparar o regime de progressão dos servidores concursados do Poder Legislativo Municipal aos servidores efetivos do Poder Executivo Municipal, que é de 4% a cada dois anos, passado o período de o estágio probatório e mediante aprovação em avaliação de desempenho. Em votação, recebeu aprovação unânime em primeira discussão.

CERTIFICADO DIGITAL

Também de autoria da Mesa Diretora, o Projeto de Resolução 6/2022, aprovado por unanimidade em primeira discussão, tendo por objetivo regulamentar na Câmara Municipal de Umuarama a utilização de Certificado Digital e Assinatura Digital em documentos produzidos em meio eletrônico, no âmbito deste Poder Legislativo Municipal.

A regulamentação se faz necessária uma vez que a Câmara está implantando os serviços de realização Pregão Eletrônico, o qual utilizará ferramentas digitais em que se faz necessária a utilização de assinatura digital. O Poder Legislativo tem a intenção de implantar, de forma gradativa, a utilização do sistema digital em todos os tipos de trâmites administrativos e também legislativos.

VETO PARCIAL

Os vereadores também apreciaram o veto parcial ao Autógrafo de Lei Complementar 02/2022 (em única discussão), de autoria do Poder Executivo, dispondo sobre o Plano de Carreira, Cargos, Empregos, Salários, Remuneração e/ou Vencimentos dos Servidores Ativos da Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Município. Em votação o veto do Poder Executivo foi mantido pelo Parlamento Municipal, tendo sido aprovado por unanimidade.

MOÇÃO DE APLAUSOS

A última matéria em pauta, aprovada por unanimidade em única discussão, diz respeito moção à 06/2022, de Aplausos e Louvor à Triatleta Lismara Ambrósio Merlini, que foi campeã da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon, na categoria 25/29 anos, e Florianópolis – Santa Catarina.

A honraria é assinada pelo vereador Ednei do Esporte.

(Assessoria, com revisão)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas