Redação Publisher do OBemdito

No Dia do Campo Limpo, alunos de Umuarama ajudam no plantio de 220 mudas de ipê amarelo

O antigo – e extinto – Centro Poliesportivo, está sendo transformado em um dos espaços mais ecologicamente interessantes de Umuarama […]

Fotos: Assessoria PMU
No Dia do Campo Limpo, alunos de Umuarama ajudam no plantio de 220 mudas de ipê amarelo
Redação - OBemdito
Publicado em 23 de agosto de 2022 às 18h28 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 00h34

O antigo – e extinto – Centro Poliesportivo, está sendo transformado em um dos espaços mais ecologicamente interessantes de Umuarama com a criação do Parque dos Ipês.

E o prefeito Hermes Pimentel participou nesta terça-feira (23) de uma ação especial em que mais 220 mudas de ipês amarelos foram plantadas em homenagem ao Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado em 18 de agosto.

O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com apoio da Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária, a Adita. O plantio dos ipês foi realizado por alunos do 5° ano das escolas municipais Sebastião de Matos e São Cristóvão.

“Nada mais significativo que garantir um futuro melhor para as novas gerações que plantar árvores. Me lembro que quando estava nessa mesma série, a 27 anos atrás, plantei uma sibipiruna no Colégio Bento Mossurunga. Outro dia passei por lá e fiquei muito emocionado. Quero que vocês lembrem com carinho desse dia, daqui a 27 anos. Aqui poderemos ter um futuro prefeito, médicos, vereadores, advogados, engenheiros, enfim, esses ipês vão estar lindos e floridos e vocês vão ter orgulho por ter contribuído com isso”, disse Pimentel.

Umuarama segue sendo referência e destaque como uma das cidades mais arborizadas do Paraná e do Brasil. “Neste Dia Nacional do Campo Limpo de 2022, celebraremos juntos essa promoção da sustentabilidade. Agricultores, fabricantes, distribuidores e agentes do poder público celebram os resultados do Sistema Campo Limpo que Umuarama realiza e é referência por meio da Adita e o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias)”, disse Waldir Baccarin, diretor da Adita em Umuarama.

Ele acrescentou que na Adita é “onde a prática da operação de logística reversa das embalagens vazias dos seus produtos e assegura sua correta destinação. E é com muita alegria que revertemos esses bons resultados em forma de plantio de 220 árvores”, pontuou.

Já o secretário municipal de Meio Ambiente destacou que pela ação do Sistema Campo Limpo, cerca de 94% das embalagens plásticas primárias (que entram em contato direto com o produto) e 80% do total das embalagens de produtos comercializados anualmente recebem a correta destinação pós-consumo.

“Nenhum país do mundo registra uma cobertura tão ampla. Na França, que tem o segundo melhor desempenho, a destinação não passa de 77%, seguida do Canadá, com 73%. E em Umuarama é muito importante saber que temos a Adita como parceira nesse programa”, afirmou.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas