Redação Publisher do OBemdito

Especialista em defesa dos direitos da mulher faz palestra nesta sexta-feira na Prefeitura

Agressões físicas, torturas psicológicas, cárcere privado, ameaças: estas são apenas algumas das situações vividas até hoje por milhares de mulheres […]

Fotos: Assessoria PMU
Especialista em defesa dos direitos da mulher faz palestra nesta sexta-feira na Prefeitura
Redação - OBemdito
Publicado em 26 de agosto de 2022 às 09h11 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 00h24

Agressões físicas, torturas psicológicas, cárcere privado, ameaças: estas são apenas algumas das situações vividas até hoje por milhares de mulheres em todo Brasil. Mesmo com a aprovação da Lei Maria da Penha, há 16 anos, casos aterrorizantes ainda se repetem, inclusive em Umuarama.

E justamente para lutar contra essas realidades é que existe o Agosto Lilás, um mês inteiro dedicado ao enfrentamento da violência contra as mulheres.

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), da Secretaria Municipal de Assistência Social, organizou trabalhos que incluem debates e encontros sobre o tema. O destaque fica por conta de uma série de palestras ministradas em parceria com o Conselho Municipal da Mulher.

Terezinha Pereira, secretária de Políticas Públicas Para Mulheres da Prefeitura de Maringá, foi convidada especialmente para compartilhar suas experiências com os mais de 200 profissionais: 100 agentes comunitários de saúde e demais profissionais que compõem toda a rede socioassistencial.

Uma das profissionais mais atuantes na defesa das mulheres da Região Metropolitana de Maringá, Terezinha também foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher no Paraná, representante do Estado no Fórum Nacional de Gestores e Fórum de Gestoras do Mercosul e integrante do Comitê de Monitoramento do 2º Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, além de vice-presidente do Conselho da Mulher de Maringá.

Ela fará palestra para o encerramento do Agosto Lilás, em encontro especial no Anfiteatro Haruyo Setogutte na sexta-feira (26), às 8h30.

“Além dos agentes comunitários, convidamos demais profissionais – da saúde e da assistência social, além de autoridades – para formarmos redes cada vez mais fortes para prestarmos todo apoio e socorro às mulheres vítimas de violência doméstica”, a secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana.

Ela comenta que centenas de borboletas feitas de EVA foram colocadas no Paço Municipal, também como forma de chamar a atenção da população para o Agosto Lilás.

“Escolhemos a borboleta como símbolo da campanha, para representarmos a liberdade, a possibilidade de novos voos. No Cram as mulheres são atendidas por equipe multidisciplinar, que inclui psicóloga e advogada. Vale destacar que além do acompanhamento psicológico e orientação jurídica, é fundamental oferecer recursos para que essas mulheres tenham coragem de denunciar e desejo de recomeçar”, afirma.

Adnetra detalha ainda que o Cram proporciona apoio e meios necessários para a superação da situação de violência doméstica vivenciada pelas mulheres, além de contribuir para seu fortalecimento.

“É um espaço estratégico, que atua de forma articulada com instituições governamentais e não governamentais, que integram a rede de atendimento às mulheres”, explica, acrescentando que o órgão fica na rua Ceará nº 5476, no bairro Zona II, e também disponibiliza os telefones (44) 2020-6151 e 98457-1135 para quem precisar de mais informações.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas