Redação Publisher do OBemdito

Conselho e entidades discutem atendimento ao idoso em situação de violação de direitos

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Umuarama realizou, na segunda-feira (22), o primeiro encontro para articulação e construção […]

Fotos: Assessoria PMU
Conselho e entidades discutem atendimento ao idoso em situação de violação de direitos
Redação - OBemdito
Publicado em 23 de agosto de 2022 às 20h14 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 00h33

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Umuarama realizou, na segunda-feira (22), o primeiro encontro para articulação e construção de um fluxograma de atendimento às pessoas idosas vítimas de violência.

A presidente do conselho, Annie Cristiny Lopes de Araújo de Lima, explicou a necessidade de elaboração de um roteiro com atribuições bem definidas para atender melhor ao idoso em situação de risco ou com direitos violados.

O encontro foi organizado pela Comissão de Comunicação, Articulação e Mobilização do conselho e reuniu representantes de diversas entidades da rede atendimento. Os temas foram abordados em uma roda de conversa onde cada um se apresentou, descreveu as atribuições de seus respectivos serviços e as dificuldades vivenciadas no cotidiano.

“A intenção do encontro foi aproximar e fortalecer o trabalho intersetorial, instituindo um canal mais claro de comunicação entre os serviços”, explicou a psicóloga Débora Cristina da Mata, membro da comissão.

O fluxograma (um esquema onde as atribuições de cada serviço são dispostas de forma organizada) vai orientar a rede na identificação dos serviços, atribuições e orientação das demandas, qualificando o atendimento ao idoso.

“Nos permitirá, ainda, planejar estratégias para suprir as lacunas da rede de atendimento, requerendo aos órgãos competentes a implantação dos serviços inexistentes”, completou.

Para as próximas reuniões serão convidados representantes do Ministério Público Estadual (MPE-PR), Centro de Atendimento Psicossocial para Tratamento de Álcool e Drogas (Caps-AD), hospitais, projetos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer que atendem pessoas idosas, a Pastoral da Pessoa Idosa e a Secretaria de Estado da Família Justiça e Trabalho (Sejuf).

Ao final da reunião foi acordado a criação de um grupo próprio para troca de mensagens e o próximo encontrou foi marcado para setembro. Também participaram o encontro os secretários municipais de Assistência Social, Adnetra Vieira Santana, e de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, os membros da Comissão de Comunicação, Articulação e Mobilização (Carolina Balani, Débora Baggio, Débora da Mata e Gláucia Myskovski).

Ainda Aline Moreno de Camargo, Leoníria Itikawa e Eunice de França (CREAS/ CRAM); Anna Marcela Genaro e Zélia Aparecida Serralbo (Lar Santa Faustina); Caroline Bagli (Secretaria de Saúde/ Serviço Social); Jaqueline Shirabayashi (Atenção Primária em Saúde); Nathalia Giroldo (Rede de Saúde Mental); Sandra Prates (Proteção Especial da Assistência Social); Sebastiana Ruiz Garcia (Conselho dos Direitos do Idoso); e Suely Sucupira Gentil (Conselho Municipal de Saúde).

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas