
Profissionais do ramo de alimentação recebem certificados de curso que atende normas da Anvisa
O serviço de Vigilância Sanitária da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e a Agência do Trabalhador entregaram, nesta terça-feira […]


O serviço de Vigilância Sanitária da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e a Agência do Trabalhador entregaram, nesta terça-feira (23), os certificados de conclusão de curso aos cerca de 80 proprietários e funcionários de estabelecimentos do ramo de lanches e produtos alimentícios prontos que participaram de qualificação oferecida pelo município.
O curso, iniciado na segunda-feira (22), tratou de boas práticas na manipulação de alimentos e foi oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal da Saúde, no anfiteatro da Prefeitura.
“Além de melhorar a qualidade dos serviços e a segurança na manipulação de alimentos, evitando contaminações, o curso objetivou também dar cumprimento às normas da RDC 216/2004, uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explicou o coordenador da Covisa, Franzimar de Morais.
Ao lado da coordenadora da Vigilância Sanitária, Claudeni de Oliveira Scapolan, e do gerente da Agência do Trabalhador, Reginaldo Barros, Franzimar parabenizou os participantes pela dedicação e interesse e disse que o município deve repetir a qualificação futuramente, em horários alternativos, para atender o público de outros segmentos dentro do ramo alimentício, que é bem diversificado.

“A resolução impõe necessidade constante de aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos, visando proteger a saúde da população e harmonizar as ações de inspeção sanitária em serviços de alimentação. O curso é uma parceria entre a Secretaria da Saúde, a Agência do Trabalhador e a Casa do Empreendedor, que fez o levantamento do público, com total apoio do prefeito Hermes Pimentel”, emendou o secretário de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.
Proprietários e empregados em lanchonetes, pizzarias, restaurantes, panificadoras, carrinhos de lanche, sucos, doces e salgados e similares devem, obrigatoriamente, apresentar o certificado atualizado de boas práticas na manipulação de alimentos, explicou a instrutora, a nutricionista Fernanda Bertelis Merlini. O certificado pode e será exigido pela Vigilância Sanitária, durante as vistorias de rotina aos estabelecimentos e também em ações de fiscalização.
(Assessoria PMU)


