Leonardo Revesso Publisher do OBemdito

Correção do OBemdito: Aciu quer que o comércio abra até as 17h no sábado (12)

O presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), Orlando Santos, disse que é corrente entre os empresários […]

Correção do OBemdito: Aciu quer que o comércio abra até as 17h no sábado (12)
Leonardo Revesso - OBemdito
Publicado em 3 de junho de 2021 às 20h00 - Modificado em 23 de maio de 2025 às 05h09

O presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), Orlando Santos, disse que é corrente entre os empresários da cidade a reivindicação para que o comércio de rua abra até as 17h também no próximo sábado (12), de forma que os clientes tenham mais tempo para escolher o presente do Dia dos Namorados.

Mais cedo, OBemdito divulgou erroneamente que a reivindicação seria de funcionamento até as 20h, o que está incorreto. Pedimos desculpa pelo erro.

“Estamos levando esse pedido ao prefeito. É uma demanda da Aciu, em nome de centenas de empresários”, disse Santos. Segundo ele, a ampliação do horário de atendimento é uma estratégia para evitar aglomerações. “Mais tempo para as compras representa menos chance de aglomeração”, afirmou. 

A abertura neste sábado (5) até as 17h já está confirmada. O que se pretende é que abra também até as cinco da tarde no próximo sábado (12).

Por conta de novo decreto municipal, a partir de segunda-feira (7), atividades comerciais de rua, galerias, centros comerciais e estabelecimentos só poderão funcionar das 9h às 18h, de segunda a sexta, e das 9h às 13 aos sábados, com limitação de 50% da ocupação.

Mercados, supermercados, mercearias, açougues, peixarias, casas de carne e padarias abrirão das 5h às 20h, de segunda a sábado, com 50% de ocupação, podendo funcionar 24h/dia em qualquer dia da semana, por delivery.

Shopping e academias

Para shopping center o horário será das 11h às 20h, de segunda a sábado, com até 50% de ocupação. A prestação de serviços não essenciais se limitará das 8h às 20h, de segunda a sábado, com limitação de 30% de ocupação. 

Academias de ginástica para práticas esportivas individuais ou coletivas poderão abrir das 6h às 20h, de segunda a sábado, também com 30% de ocupação.

Bares e restaurantes

Restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes, carrinhos de lanche, pastelarias, docerias, cafeterias, sorveterias, lojas de açaí e comércios de assados podem atender das 10h às 20h, de segunda a sábado, sem utilizar calçadas e com até 50% da capacidade. Já por delivery está autorizado o funcionamento 24h/dia, em qualquer dia da semana.

Escolas e universidades

Escolas e universidades, públicas e privadas, inclusive as entidades conveniadas ao Estado ou Município, podem funcionar das 5h às 20h, de segunda a sexta, inclusive com aulas presenciais desde que observada a Resolução nº 98/2021 da Sesa.

Lojas de conveniência

Já as lojas de conveniência poderão abrir das 5h às 20h de segunda a sábado, com até 50% de ocupação sem colocar mesas e cadeiras em espaço aberto ou no passeio público. Também podem funcionar 24h dia em qualquer dia da semana, por meio de delivery.

‘Toque de recolher’

A restrição provisória de circulação em espaços e vias públicas ficou mantida das 20h às 5h, diariamente, com exceção de deslocamento para serviços essenciais, bem como a proibição da venda de bebidas alcoólicas no mesmo horário para quaisquer estabelecimentos comerciais. 

Lojas, supermercados e demais estabelecimentos comerciais não poderão abrir aos domingos, a partir da próxima segunda-feira.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas