Redação Publisher do OBemdito

Sindicatos assinam a convenção coletiva do comércio de Umuarama com reajuste de 12,4%

O reajuste será concedido de forma retroativo ao dia 1º de junho de 2022

José Roberto Marques e Miromar Ponciano assinam a convenção | Foto: Sindilojistas
Sindicatos assinam a convenção coletiva do comércio de Umuarama com reajuste de 12,4%
Redação - OBemdito
Publicado em 25 de agosto de 2022 às 10h51 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 00h28

O Sindilojistas de Umuarama e Região e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Umuarama e Região fecharam a Convenção Coletiva do Trabalho 2022/2023. A assinatura do acordo aconteceu nesta quarta-feira (24), com reajuste de 12,4% para a categoria.

Os presidentes das entidades sindicais, Miromar Ponciano de Andrade (representando os funcionários) e José Roberto Marques (pelos empresários) disseram ter fechado uma excelente convenção para ambas partes. Na negociação participaram as comissões negociadoras formadas por representantes das classes.

A Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) participou como parceira e parte interessada para que as negociações e o fechamento acontecessem através do bom entendimento, visando o crescimento do comércio de Umuarama e de toda a região.

O reajuste de 12,4% será concedido de forma retroativo ao dia 1º de junho de 2022, data-base da categoria. Desta forma, a atual convenção coletiva tem validade até 31 de maio de 2023. Nela também são contempladas as datas de abertura especial do comércio para Black Friday, Dia das Crianças, Natal, entre outras.

Conforme Edgardo Veloso, secretário do Sindilojistas, o piso de reajuste seria 11,9% (índice de inflação) e, como foi concedido 12,5%, o salário dos comerciários de Umuarama e região ficará acima do salário mínimo do Paraná, bem como de outras regiões do Estado.

“Se consideramos que a nossa é a região do menor IPC (Índice de Potencial de Consumo) do Estado de Paraná, fica como uma grande conquista das partes interessadas, pois permite equiparar salários acima da inflação e ainda outorgar um ganho. Isso melhora as perspectivas de consumo e da qualidade de vida. E ainda coloca mais dinheiro na praça”, comemora o secretário.

Confira abaixo algumas datas especiais do comércio:

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas