Agosto Dourado: Seis em cada 10 mulheres têm dificuldade em amamentar seus filhos
A campanha Agosto Dourado, coordenada pela Secretaria de Saúde, aborda um dos temas de maior importância para as mulheres: a […]
A campanha Agosto Dourado, coordenada pela Secretaria de Saúde, aborda um dos temas de maior importância para as mulheres: a importância do leite materno. Em Umuarama, uma série de atividades foram realizadas durante este mês e o encerramento das ações aconteceu em evento especial nesta sexta-feira (26).
A enfermeira Rafaela Hasegawa Misse, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, faz um alerta: a cada 10 mulheres que dão à luz, seis enfrentam algum tipo de dificuldade para amamentar seus bebês.
“Por isso é fundamental que as grávidas façam o pré-natal corretamente, que participem dos grupos de gestantes existentes nas unidades de saúde, pois ali elas receberão instruções e orientações específicas, tanto no pré quanto no pós-parto”, observa.
Ela reforça que ‘amamentar é preciso’, e que é possível ir se preparando durante a gravidez para evitar quaisquer problemas que possam impedir ou prejudicar a amamentação. “Além de realizar consultas de pré-natal com orientações dos profissionais da equipe de saúde e participar ativamente das reuniões de gestantes, é importantíssimo que as futuras mamães agendem consulta também no banco de leite da Maternidade Norospar”, indica.
Até o dia 31 de julho deste ano, foram realizados 709 partos na Maternidade Municipal, número já esperado para o primeiro semestre de 2022, segundo a diretora de Saúde, Simony Rodrigues Bernardelli Rosa.
“Vale ressaltar que as campanhas para doação de leite humano, realizadas na cidade pela Secretaria de Saúde com apoio de diversos parceiros, têm resultados realmente incríveis. Para se ter uma ideia, durante todo o primeiro semestre deste ano o Banco recebeu 45 litros de leite materno. Agora, apenas nos 18 primeiros dias de agosto, foram recebidos 48 litros”, detalhou.
TODOS PELA AMAMENTAÇÃO
O palco do teatro do Centro Cultural Vera Schubert concentrou uma série de apresentações culturais e palestras para marcar o encerramento da campanha Agosto Dourado de 2022. A enfermeira obstetra Daysi Mara Murio Ribeiro Rodrigues abriu os trabalhos falando sobre a importância do aleitamento materno e é seguida pela fonoaudióloga Daiane Augusto Caetano Ribeiro, que aborda aspectos técnicos e práticos sobre o ato de amamentar.
Segundo a coordenadora de Atenção Primária em Saúde, Jaqueline de Bortoli Shirabayashi, outro destaque do evento fica por conta das apresentações e do concurso de paródias, em que participam profissionais das equipes de saúde, abordando o tema aleitamento materno.
“Será uma tarde muito importante não só para as mamães, mas para toda a comunidade, que está convidada a participar desse evento”, afirma Jaqueline.
(Assessoria PMU)





