Redação Publisher do OBemdito

Curso de conservas ajuda famílias de Umuarama a melhorar renda e aproveitar alimentos

Mais um grupo de usuárias dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Umuarama recebeu capacitação para uma atividade […]

Fotos: Assessoria PMU
Curso de conservas ajuda famílias de Umuarama a melhorar renda e aproveitar alimentos
Redação - OBemdito
Publicado em 25 de agosto de 2022 às 20h11 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 00h26

Mais um grupo de usuárias dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Umuarama recebeu capacitação para uma atividade que pode gerar renda extra – a produção caseira de compotas e conservas, com possibilidade de até 100% de lucro.

O curso é uma parceria entre o Banco de Alimentos e a Secretaria Municipal de Assistência Social e começou no último dia 8.

A capacitação é gratuita. A primeira etapa foi voltada à fabricação de compotas de frutas. Nesta quarta-feira (24), o grupo foi treinado para a produção de conservas de legumes, que podem ser destinadas ao consumo familiar e à comercialização.

“Como exemplo foram feitas conservas de cenoura. O custo unitário de cada vidro pronto fica em torno de R$ 6,27 e elas podem ser vendidas por R$ 12,00 ou mais”, explicou a nutricionista Huana Godoi, da Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Agricultura.

No curso as participantes aprendem as principais técnicas de preparo, tempero e conservação, sob as orientações da instrutora, a tecnóloga em alimentos Tamara Cassemiro Javorski, coordenadora do Banco de Alimentos.

“Através desses cursos as famílias aprendem a gerar renda extra, oferecendo produtos de qualidade. As técnicas também são uma alternativa para aproveitar melhor os alimentos, pois a conservação aumenta bastante o período de consumo”, explicou.

A intenção do Banco de Alimentos, junto com a Secretaria de Assistência Social, é continuar oferecendo qualificações com outras turmas, disseminando os conhecimentos com cursos voltados também a outros grupos de alimentos, como os panificados.

“Esse aprendizado permite reduzir o desperdício, produzir alimentos saudáveis e mais duráveis e ainda a possibilidade de um ganho financeiro, com a comercialização. Por isso queremos abrir novas oportunidades para atender um público cada vez maior”, completou a secretária municipal da Assistência Social, Adnetra Veira Santana.

O curso é realizado às quartas e sextas-feiras. A secretaria fornece os ingredientes e insumos para a produção das compotas e conservas e o Banco de Alimentos participa com a instrutora e as instalações para a capacitação.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas