Redação Publisher do OBemdito

Diocese de Umuarama sedia Encontro dos Presbíteros do Paraná com 170 participantes

O Encontro Regional dos Presbíteros (ERP), promovido pela Comissão Regional de Presbíteros do Paraná (CRP/PR), começou na noite de segunda-feira […]

Foto e vídeo: Assessoria Diocese de Umuarama
Diocese de Umuarama sedia Encontro dos Presbíteros do Paraná com 170 participantes
Redação - OBemdito
Publicado em 26 de agosto de 2022 às 14h45 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 00h23

O Encontro Regional dos Presbíteros (ERP), promovido pela Comissão Regional de Presbíteros do Paraná (CRP/PR), começou na noite de segunda-feira (22) e terminou na manhã desta sexta (26). O evento teve como tema “Perspectivas para o Presbítero na Sociedade do cansaço”. Estiveram presentes cerca de 170 padres de várias Dioceses do Paraná.

Para o Bispo da Diocese de Umuarama, Dom João Mamede Filho, sediar esse evento no ano do Jubileu de Ouro é uma bênção, uma honra e um motivo de alegria.

“O encontro enriquece os padres e a mim. A Igreja não é a soma da força de cada um de nós, mas, é algo que flui, que brota e que desce do céu, quando estamos juntos. É como a Eucaristia, algo que se dá quando nos esforçamos para estarmos juntos. A sociedade do cansaço é onde cada um, empresário de si mesmo, implacável, cria um povo acelerado na conexão, mas não como irmãos”, encerra Dom Mamede.

Dom Ricardo Hoerpers, Bispo da Diocese de Rio Grande-RS, foi o assessor do encontro e ressaltou a importância do evento e do tema tratado. “Esse é um momento especial para os presbíteros do Regional Sul 2, que depois do tempo de pandemia,  reencontram-se e  trazem esse desafio para se aprofundar nas questões do cansaço, do estresse, de tudo o que o mundo atual nos coloca e, que, muitas vezes, coloca em xeque o nosso trabalho”.

Ele ainda esclarece que o objetivo do encontro foi realizar uma boa espiritualidade, com momentos de oração e de compreender a importância do trabalho de cuidar do cuidador. “Os padres são cuidadores do povo, que estão à frente para dar suporte e ânimo, mas, também, precisam ser cuidados. Que o cansaço seja um bom cansaço, cuidando da saúde física, espiritual e emocional”, finaliza.

Na noite de quarta-feira (24), o Bispo Diocesano Dom João Mamede Filho presidiu uma missa na Catedral Divino Espírito Santo com a presença de todos os padres. Na quinta-feira (25), quem seguiu o cronograma foi Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, que abriu sua participação no início da tarde.

Para o Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Paraná, Padre Emerson Lipinski, esse está sendo o melhor “Encontro Regional de Presbíteros” de todos os tempos. “Os presbíteros estavam ansiosos pelo reencontro, depois de muito tempo confinados pela pandemia. Havia um desejo de reencontro, de rever os amigos, fortalecer a fraternidade presbiteral, praticar o diálogo, a partilha e a troca de experiências”, disse padre Emerson.

Sobre a abordagem do tema, o Padre Emerson destacou que Dom Ricardo foi muito feliz ao fazer a análise de conjuntura a partir do filósofo sul-coreano: Byung-Chul Han. “Nós, presbíteros, estamos inseridos na sociedade do esgotamento, da performance, do cansaço. Dom Ricardo foi muito feliz ao propor como caminho, como perspectiva, a espiritualidade. Somos homens que estamos fazendo muito, mas, precisamos integrar o nosso ser presbiteral às nossas inúmeras atividades. Integrar a partir da espiritualidade”, concluiu o sacerdote.

O Padre Rodrigo Ribas, da Diocese de Ponta Grossa-PR, participa pela primeira vez do encontro e destacou que as abordagens conduzidas por Dom Ricardo foram de grande valia para analisar a própria caminhada pessoal como padre.

“Estou caminhando para o terceiro ano de ministério e, às vezes, a tendência é querer ‘abraçar o mundo’. As reflexões aqui me chamaram a atenção para perceber que a pessoa do padre não é um super-herói. Foi formado e capacitado para estar no meio do povo, ouvindo, acolhendo e ajudando as pessoas. Contudo, para que isso aconteça, preciso primeiro cuidar de mim. Só serei capaz de ajudar, se me ajudar primeiro. Minha avaliação do encontro é positiva. Além disso, estar com os demais padres me fortalece, as partilhas são muito produtivas e, da fraternidade, nascem novas amizades”, relatou.

No decorrer da semana houve momentos de partilha e de confraternização entre os Padres, um, em especial, foi à apresentação do grupo teatral Eskéte, de Cruzeiro do Oeste, com a peça “Klassico”.

Na manhã desta sexta-feira, houve o encerramento, com a celebração Eucarística, presidida por José Maria Maimone, Bispo Emérito da Diocese de Umuarama.

Confira o vídeo do Bispo Diocesano sobre o encontro:

(Assessoria de Imprensa Diocesana e Pascom, com colaboração da Assessoria de Imprensa do Regional Sul 2 da CNBB)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas