Graça Milanez Publisher do OBemdito

Receita da sogra, talento de família: o segredo por trás das delícias da Zuc Zum

Com boa receita de ingredientes, sabores e estratégia de marketing Natália Toesca dá exemplo de empreendedorismo

Natália Toesca, na Zuc Zum: diversidade de sabores e de formatos encantam clientes (FOTOS: DANILO MARTINS/OBEMDITO)
Receita da sogra, talento de família: o segredo por trás das delícias da Zuc Zum
Graça Milanez - OBemdito
Publicado em 28 de agosto de 2022 às 19h25 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 00h16

São muitas confeitarias na cidade elaborando e produzindo doces deliciosos todos os dias. Ainda assim, há espaço em Umuarama para uma fábrica de biscoitos? No caso, para os artesanais da Zuc Zum, sim. Seguindo receita de família, com o esmero e a perspicácia da proprietária Natália Toesca, a marca tem conquistado paladares refinados e se tornou um negócio de sucesso.

Com tanta confeitaria na cidade elaborando e produzindo doces deliciosos todo dia!… Ainda assim, há espaço em Umuarama para uma fábrica de biscoitos? No caso, para os artesanais da Zuc Zum, sim. Seguindo receita de família, com o esmero e a perspicácia da proprietária Natália Toesca, a marca tem conquistado paladares refinados e se tornou negócio rentável.

Isso porque a empresária investiu num conjunto de estratégias de marketing e de horas de experimentação, testando receitas até chegar aos sofisticados biscoitos que vende, principalmente por encomenda. São vários sabores e todos levam ingredientes nobres.

Natália começou há dois anos fazendo em casa, mas logo viu que “não daria certo continuar assim, de um jeito meio improvisado”. Resolveu, então, abrir um espaço comercial, onde montou uma cozinha projetada para esse objetivo e, à frente, um espaço agradável para expor os produtos e receber os clientes. “Tudo ficou do jeito que eu queria e até agora são só elogios”, diz.

Loja de bolacha?

Antes, quando comentava com as pessoas do seu círculo familiar e de amigos, a pergunta era categórica: “Com ar descrente, elas diziam ‘loja de bolacha? como assim? isso vai dar certo?’. Eu confirmava e meus argumentos venciam a conversa”. Segundo ela, toda essa segurança se devia ao fato de ter “desenhado” sistematicamente o que almejava, incluindo as embalagens.

“Como já tinha uma resposta quanto a aceitação do sabor dos biscoitos, eu precisava pensar em meios de torná-los opção de presente; assim, parti para os investimentos em latas e caixas personalizadas, com design criativo e charmoso”. E deu certo: “Em datas comemorativas o número de encomendas aumenta bastante; a procura é grande também para aniversários e brindes em eventos”.

Quando inaugurou a loja a logotipo também já estava definido. “A receita base – a bolachinha recheada com mel – inspirou o nome Zuc Zum e o formato de abelhinha da marca”, informa a empresária, salientando que o que queria mesmo “era um produto gostoso, numa embalagem bonita”.

Com este aparato todo saem dos fornos diariamente as variedades Zuc Mel, Zuc Mantecal, Zuc Goiaba, Zuc Nutella, entre várias outras, incluindo as especiais, como Zuc Nuts [que leva farinha de castanhas, uvas passas e açúcar mascavo] e as opções sem glúten e zero lactose.

Biscoitos e cafés da Zuc Zum: combinação perfeita

Em família

Receita da sogra, talento de família

Natália conta que sua mãe cozinha muito bem: “Herdei dela, sem dúvida, o gosto por cozinhar e o amor que tenho pelo que faço”. Da sogra veio, talvez, o melhor: a receita base dos biscoitos e o ensinamento de como fazê-los, à mão, um a um. 

“Quem experimentava dizia que essa receita não podia ficar só para a família, tinha que ser compartilhada”. Acreditando nisso, Natália desistiu da profissão de dentista [com especialização em ortodontia] e apostou no negócio, que recebeu, bom destacar, grande incentivo do marido, o empresário Danilo Toesca.

Antes de abrir a loja, Natália criou a marca e os tipos de embalagem diferenciados

Cafés finos e louças delicadas

Para agregar valor à marca, Natália também inclui no portifólio da Zuc Zum diferentes cafés produzidos artesanalmente [torrado em fogão à lenha], que vêm do Vale da Canastra [em grão e moído]. Nessa linha, faz sucesso o capuccino gourmet.

Louças chiques, pintadas à mão, que primam pela originalidade, também estão nas prateleiras da Zuc Zum. Tudo para que o café da manhã ou o chá das cinco seja uma experiência delicada e inesquecível.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas