
Operação GPS-5 cumpre cerca de 65 mandados de prisão no Paraná, incluindo em Umuarama
Foco são pessoas que romperam as tornozeleiras eletrônicas que os monitoravam


Mais de 65 pessoas que cumprem penas no regime aberto foram novamente detidas durante a megaoperação GPS-5, que é realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SESP-PR). As prisões estão ocorrendo em 10 cidades do Paraná, incluindo Umuarama, nesta quinta-feira (1º).
Conforme divulgado pelo site Banda B, o objetivo é cumprir mandados de prisão contra os condenados que romperam as tornozeleiras eletrônicas que os monitoravam.
A operação foi feita por equipes do Deppen (Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná) e as polícias Civil e Militar dos municípios envolvidos. Após constatarem o descumprimento de medidas judiciais, foram expedidos os mandados de prisões com o objetivo de encontrá-los.
“É uma operação importante para demonstrarmos a moralização do uso da tornozeleira. É importante dizer que o equipamento é eficaz no controle do indivíduo que está no final da pena ou está com um crime de menor relevância”, destacou Osvaldo Machado, diretor do Deppen.
A operação aconteceu em Curitiba e em cidades da região metropolitana, mas também em Foz do Iguaçu, Guarapuava, Cruzeiro do Oeste, Londrina, Umuarama e Ponta Grossa.
A operação
O nome GPS-5, de acordo com o secretário de segurança pública da Segurança Pública, Wagner Mesquita, acontece por conta da quinta edição desta megaoperação. Ele também valorizou o uso das tornozeleiras no estado, que possui mais de 12 mil monitorados.
Os suspeitos localizados na Operação podem retornar para o regime fechado. A avaliação é feita caso a caso pela Justiça.
(Informações: Banda B)