
Produção de bonecas artesanais gera renda e serve como terapia ocupacional
Começou nesta quinta-feira, 1º, o curso de confecção de bonecas de pano oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, destinado […]


Começou nesta quinta-feira, 1º, o curso de confecção de bonecas de pano oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pelos centros de referência da assistência social (CRAS) e idosos que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVI).
Além da oportunidade de geração de renda com a comercialização, a produção artesanal de bonecas funciona como terapia ocupacional, estimulando a convivência e a formação de grupos de artesãos.
O curso foi adquirido pelo município junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com o investimento aproximado de R$ 5,6 mil. A aula inaugural foi na quinta-feira, às 13h30.
“Disponibilizamos 15 vagas para os interessados neste curso, que já deu muito certo em outras oportunidades. O artesanato é muito eficiente como terapia ocupacional. Os participantes – geralmente mulheres – também passam a conviver mais em grupo e interagir com a família, reforçando os vínculos. E ainda podem vender as bonecas e garantir uma renda extra”, disse a secretária Adnetra Veira Santana.
Serão cinco dias com aulas de três horas, até a próxima quarta-feira, 7. A Secretaria de Assistência Social fornece transporte às alunas do SCVFI. “O curso também estimula as amizades entre pessoas com afinidades e as bonecas têm boa aceitação no mercado”, acrescentou a chefe de Divisão da Proteção Social Básica, Dayanne Paola Demozzi.
Segundo a instrutora, Viviane Leão Ferreira Gondim, a produção das bonecas de pano envolve técnicas específicas, variados tipos de materiais, criatividade e sensibilidade do artesão, além de ser uma atividade bem prazerosa. As bonecas são pintadas e costuradas a mão. O preço de venda de cada boneca é R$ 80,00 em média.
(Assessoria PMU)

