Encontro aborda como aumentar a produtividade das indústrias e ‘manufatura enxuta’
Investir no aumento da produtividade das indústrias da cidade foi o tema do encontro realizado pela Secretaria Municipal de Indústria […]
Investir no aumento da produtividade das indústrias da cidade foi o tema do encontro realizado pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio em parceria com o Sesi/Senai de Umuarama. Jean Karlis Zalite, consultor e especialista em ‘manufatura enxuta’ abordou o programa ‘Mentoria Lean’, que está disponível para empresários do setor industrial.
Neste sistema de administração, são utilizados elementos do Programa Brasil Mais, uma política pública capaz de aprimorar as capacidades gerenciais e digitais das empresas brasileiras, promovendo melhorias rápidas a baixo custo para os empresários e que garantam resultados consistentes no aumento da produtividade e da competitividade.
“Em Umuarama a parceria vai oferecer mentorias exclusivas, onde o consultor vai até a empresa, faz uma análise e depois acompanha a implantação de novos processos capazes de fazer aumentar a produtividade e redução de custos”, conta o secretário Marcelo Adriano Lopes da Silva.
O palestrante detalhou que o programa trabalha com uma lógica de camadas. “A empresa participante indica até três participantes para receber aulas e treinamentos, que vão desde gestão da produção, finanças, operações, marketing e vendas, entre outros. Depois, esses participantes são capacitados para dividir os conhecimentos com outros membros das equipes, multiplicando a informação”, disse.
“Entre as vantagens é que, em vez de a empresa pagar um curso para todos os funcionários, ela investe na formação de profissionais que ficarão responsáveis por compartilhar os novos processos. Os resultados são comprovadamente excelentes”, afirmou Zalite.
Paulo Leon Baraniuk, diretor da Secretaria de Indústria e Comércio, observa que os empresários precisam estar atentos à necessidade de atualização – própria e de suas equipes.
“Você [empresário] já teve a sensação de que não está ganhando o mesmo que seus concorrentes estão? Ou que sua empresa não consegue vender os mesmos produtos que outros estão conseguindo vender? Tem coisas que não são iguais em todas as empresas: os processos de trabalho são idênticos, mas os resultados são muito diferentes. No que uma empresa pode ser melhor que as outras em seus processos internos? A resposta é: em tudo!”, esclarece.

Ele prossegue dizendo que quando não se sabe onde se está perdendo dinheiro dentro do negócio, toda venda tem um resultado incerto.
“Entrada de dinheiro pode ser alívio para o caixa mas não obrigatoriamente lucro. Pensar, organizar, repensar, melhorar, experimentar, mudar, ter olhar crítico e produtivo, são sinônimos de competência empresarial. Para estes novos tempos a própria ‘competência’ passa a ser um processo obrigatório nas empresas. E é exatamente aí que esta capacitação sobre manufatura enxuta, que estamos disponibilizando junto do Sesi/Senai, é fundamental para empresas de todos os portes”, indica.
William Teixeira, consultor do Sesi/Senai de Umuarama, ressalta que ainda há vagas para empresas do setor industrial.
“A ideia de levar um mentor até a empresa é como se levássemos novas caixas de ferramentas modernas, em que os profissionais vão poder realizar suas atividades de uma forma completamente mais focada em resultados. Lembrando que podem participar indústrias que tenham mais de três funcionários. E quem precisar de mais detalhes ou informações, basta entrar em contato com o Sesi/Senai pelo telefone (44) 3639-1239 ou (44) 98838-3849”, finaliza.
(Assessoria PMU)






