
Casa do Empreendedor de Umuarama bate recorde de atendimento ao público em agosto
O atendimento a empreendedores e profissionais interessados em abrir o próprio negócio foi recorde em agosto, em Umuarama, de acordo […]


O atendimento a empreendedores e profissionais interessados em abrir o próprio negócio foi recorde em agosto, em Umuarama, de acordo com números apresentados pela Casa do Empreendedor, da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.
Relatório concluído no dia 1º/09 revela que foram prestados 7.007 atendimentos no mês passado, número 128% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
No acumulado do ano, a Casa já soma 31.617 atendimentos aos microempreendedores individuais. O relatório, divulgado nesta semana pela Secretaria de Indústria e Comércio, informa ainda que foram abertos 989 MEIs de janeiro a agosto de 2022 e que, no mesmo período, mais de 950 pessoas passaram por programas de capacitação da Casa do Empreendedor (cursos, palestras ou seminários).
Ao comentar o grande volume de serviços da Casa, o secretário da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, explicou que cerca de 40% dos atendimentos diários são realizados de forma on-line (via WhatsApp). “Além de comodidade para o empreendedor, esse tipo de suporte reduz as filas no departamento e garante mais agilidade”, enfatizou.
O coordenador da Casa do Empreendedor, Rodrigo Resende, acrescenta que a procura por abertura de MEIs aumentou expressivamente nas últimas semanas, assim como a procura por crédito – até o momento foram concedidos mais de R$ 4,6 milhões aos empreendedores. Destaca ainda os cursos e palestras oferecidos pela casa, como o curso de marketing, que teve grande participação e recebeu excelentes avaliações.
“Nosso intuito é atender da melhor forma possível aos empreendedores, preparando-os para – além da formalização do negócio –, alcançar a estabilidade, segurança, competitividade e ter a mente aberta para a inovação”, complementa Resende.
A Casa do Empreendedor permite acesso, num único endereço, a praticamente todas as etapas do processo de abertura e formalização de pequenas empresas e também ao microempreendedor individual – o chamado MEI.
“Temos uma equipe treinada e disposta a ajudar quem tem o sonho de se tornar empresário”, apontou o prefeito Hermes Pimentel, que vê no aumento no número de atendimentos da Casa um indicador confiável do crescimento da economia de Umuarama.
Além de fornecer todas as orientações, a Casa agiliza os procedimentos por facilitar o acesso aos documentos necessários e tem sido cada vez mais utilizada. Com a formalização do negócio, o empreendedor fica apto a emitir nota fiscal e acessar linhas de crédito oficiais com condições especiais.
A Casa do Empreendedor é um órgão público que oferece atendimento gratuito, fornecendo serviços orientativos para quem quer abrir sua empresa ou precisa de apoio e diretrizes para se manter no mercado.
“É um ambiente diferenciado para promover o empreendedorismo e fazer com que o empreendedor se sinta acolhido”, concluiu o coordenador Rodrigo Resende. A Casa fica na Praça Hênio Romagnolli, ao lado da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) e atende das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O fone de contato é (44) 3624-8065.
(Assessoria PMU)