
Norospar encerra a campanha Agosto Dourado com recorde na captação de leite materno
Agosto foi um mês de celebração na Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná (Norospar), com diversas atividades em […]


Agosto foi um mês de celebração na Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná (Norospar), com diversas atividades em alusão ao Agosto Dourado – mês de incentivo à amamentação – realizadas no interior da instituição e também para a comunidade. A entidade comemora os resultados.
Na tarde de sexta-feira (2), a Norospar anunciou o balanço de agosto, com a captação de 79,865 litros de leite materno doados durante o mês ao Banco de Leite Humano Norospar. O número é o recorde desde o início do trabalho em 2018, quando a instituição instalou o primeiro Posto de Coleta de Leite Humano da região de Umuarama.
“A amamentação tornou-se uma das nossas maiores armas para lutar contra a mortalidade infantil e uma bandeira da Norospar. Incentivar o aleitamento materno é um trabalho realizado diariamente e que envolve todos os profissionais do Hospital. Se este ano podemos comemorar o Agosto Dourado com números tão positivos, é graças a um longo e árduo trabalho e a dedicação de uma grande equipe”, disse o pediatra Dr. Luiz Batista de França.
França é o coordenador médico do Banco de Leite Humano e Presidente da Norospar. Em 2019 a Norospar passou a integrar a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. O trabalho de apoio e incentivo ao aleitamento materno foi ampliado, com consultoria em amamentação para todas as gestantes e parturientes do SUS e para as mães com bebês internados na UTI Neonatal.
De acordo com o médico, “o incentivo à doação e a captação de leite materno se intensificou, o que permite hoje que 100% dos bebês da UTI Neonatal sejam alimentados exclusivamente com leite humano”.
Somando com o recorde registrado em agosto deste ano, até agora a Norospar já captou 1.526,6 litros de leite humano, através do trabalho do BLH. Cerca de 1.200 mulheres foram cadastradas como doadoras até agora.

EVENTOS, PALESTRAS E ORIENTAÇÕES
Enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde de Umuarama e região participaram de palestras e treinamentos oferecidos pela equipe multidisciplinar da Norospar durante o mês de agosto. O objetivo foi ampliar o conhecimento sobre a amamentação e o trabalho do BLH na captação de leite humano para que os profissionais passem a ser multiplicadores onde atuam.
O trabalho de orientação às gestantes e lactantes também foi diferenciado durante o mês de agosto. O Banco de Leite e a ala da Maternidade do Hospital Norospar ganharam decoração especial e durante todo o mês foram realizadas mini palestras, além das orientações pessoais.
No último sábado (27/8), dezenas de mulheres em lactação, gestantes e crianças participaram do Mamaço, evento de grande repercussão realizado na Praça Hênio Romagnolli. Dança Circular, espaços para amamentação, exames e orientações sobre saúde e bem-estar foram oferecidos. Todas as participantes ganharam brindes.
Participaram também profissionais de vários setores da Norospar, da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, autoridades, representantes da imprensa e de empresas e instituições parceiras.

DESTAQUE
Durante todo o mês, profissionais da Norospar participaram de entrevistas em diversos veículos de comunicação, orientando e divulgando a importância da amamentação. O Agosto Dourado também contou com a parceria de empresas públicas e privadas, voluntários e colaboradores.
“Temos que agradecer imensamente cada veículo de comunicação que nos ajudou nesta campanha. Redes de televisão, emissoras de rádio, jornais, os sites de Umuarama e também da região, aos jornalistas, apresentadores, produtores e a todo o público da internet que compartilhou” disse o Dr. Luiz França.
O médico acrescentou: “Nosso agradecimento a todas as empresas, voluntários e colaboradores da Norospar que ajudaram nesta campanha. Quando vocês ajudam a divulgar a amamentação, vocês estão ajudando também a prevenir a mortalidade materno-infantil, a diminuir as doenças e a salvar vidas e isso é muito importante. Muito obrigado”.
(Assessoria Norospar)


