Redação Publisher do OBemdito

Cães do 25º BPM participam de palestra para alunos de Umuarama

A corporação explicou qual a importância dos animais na rotina policial

Foto: Divulgação 25º BPM
Cães do 25º BPM participam de palestra para alunos de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 6 de setembro de 2022 às 13h22 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 23h47

Os cães Átila e Rock do Canil do 25º Batalhão da Polícia Militar (BPM) protagonizaram uma apresentação, na última quinta-feira (1) para 150 crianças e adolescentes do Colégio Alfa, em Umuarama. No encontro, os militares discorreram e orientaram os alunos a respeito da nocividade quanto ao uso de drogas, e realizaram demonstrações dos treinamentos envolvendo as abordagens dos cães.

De acordo com a corporação, o emprego dos animais para demonstrações em escolas tem mostrado bons resultados nas palestras já realizadas. Nelas, os militares tem a oportunidade de demonstrar a rotina de trabalho dos animais aliado a explicar os malefícios de uso de drogas.

Ademais, segundo a PM, a a atuação dos cães no trabalho de polícia tem se tornado cada vez maior e mais eficais. Através de treinamentos constantes, os cães estão sempre preparados para entrar em ação com um simples comando do condutor.

No 25° Batalhão os animais atuam desde o início da unidade, fundada em 2014, reforçando as operações e viabilizando apreensão de grandes quantidades de drogas e armas. Atualmente, no quartel estão disponíveis quatro cães certificados que atuam em ocorrências de patrulhamento, faro de entorpecentes e armas, e também busca e captura.

A polícia ainda explica que nas ocorrências onde há a possibilidade de existência de drogas escondidas em veículos ou residências, os cães se apresentam como ferramenta indispensável para localizar os entorpecentes.

Além deste tipo de busca, em situações onde se vê necessário a busca e captura de criminosos em áreas de mata ou urbana, os cães também servem para direcionar as buscas e também servem como arma de menor potencial ofensivo, garantindo a segurança da equipe e de terceiros.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas