Redação Publisher do OBemdito

Cerca de 2.600 crianças de Umuarama ainda não receberam a vacina contra a poliomielite

Campanha foi prorrogada até o dia 30 de setembro

Foto: Venilton Küchler/SESA
Cerca de 2.600 crianças de Umuarama ainda não receberam a vacina contra a poliomielite
Redação - OBemdito
Publicado em 6 de setembro de 2022 às 19h04 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 23h45

A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta: cerca de 2.600 crianças de Umuarama estão sem tomar o reforço da vacina contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.

Com um público estimado em 5.600 crianças com idade entre zero e cinco anos, a cidade vacinou até esta terça-feira (6) cerca de 3 mil – o que representa uma cobertura de apenas 53%, quando o ideal é que ultrapasse 95%.

A baixa procura fez com que o Ministério da Saúde determinasse a prorrogação da campanha nacional de vacinação contra a doença, que terminaria na próxima sexta-feira (9), até o dia 30 de setembro.

“E mais: um caso de poliomielite foi identificado em um subúrbio da cidade de Nova York e confirmado por autoridades de saúde, segundo informou o Departamento de Saúde do estado no dia 21 de agosto. Esse é o primeiro caso da doença detectado nos Estados Unidos em pelo menos 30 anos e isso é realmente preocupante”, comenta o secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.

Ele informa ainda que a 12ª Regional de Saúde enviou ofício comunicando que, devido à baixa adesão dos grupos-alvo, não só da vacina contra a pólio (para menores de cinco anos) como a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (para menores de 15 anos), a campanha deveria ser prorrogada em todo Brasil.

“Vamos fazer uma força-tarefa para atingir o indicado pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI)”, afirmou o secretário.

Jaqueline de Bortoli Shirabayashi, diretora da Atenção Primária em Saúde de Umuarama, acrescenta a importância dos pais tomarem consciência da importância e os benefícios da vacinação para a manutenção da eliminação da poliomielite.

“A erradicação só será possível mediante esforços de todos. Temos de proteger as crianças e adolescentes contra as doenças imunopreveníveis e só vamos conseguir melhorando as coberturas vacinais”, pontuou.

PARCERIA COM O ROTARY

Na luta pela erradicação da pólio desde 1984, o Rotary Club é parceiro da Secretaria Municipal de Saúde na divulgação da campanha de vacinação em Umuarama.

“Se não erradicarmos a poliomielite, dentro de 10 anos poderemos ter 200 mil novos casos da doença anualmente no mundo. Apesar de atualmente a doença ser endêmica em somente dois países, nenhuma criança estará a salvo se não eliminarmos a paralisia infantil”, observa Valdete Sperandio Cruz, presidente do Rotary Club Umuarama Catedral.

A enfermeira coordenadora do Programa de Imunização em Umuarama, Lilia Simeire da Silva Hidalgo, destaca que todas as unidades de saúde do município vão disponibilizar vacinas contra a poliomielite e também aquelas que fazem parte da campanha de multivacinação.

“Alertamos aos pais e responsáveis por crianças e adolescentes para que procurem a UBS mais próxima para garantir a imunização de seus filhos, levando documentos de identificação e a carteirinha de vacinação”, finaliza.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas