
Palácio tem ritual fúnebre preparado após piora do quadro médico da Rainha Elizabeth II
A monarca segue internada sob constante observação médica em seu Castelo de Bamoral, na Escócia


O quadro de saúde da Rainha Elizabeth II tem sido motivo de extremas preocupações para os médicos da família real, nesta quinta-feira (8). A monarca, que está em seus 96 anos, segue internada em sua residência oficial no Castelo de Bamoral, na Escócia, acompanhada do príncipe Charles e ao que tudo indica seu estado é grave.
O principal indicativo da seriedade da situação foi a chamada da família real ao encontro com Elizabeth II. Um avião pousou em Aberdeen levando o príncipe William, filho mais velho de Charles. Filhos mais novos da rainha, os príncipes Andrew e Edward também estavam a bordo, segundo informações da BBC.
Um porta-voz do palácio de Buckingham disse à imprensa que “os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A Rainha permanece confortável e em Balmoral”.
“Ponte de Londres”
O plano para lidar com uma eventual morte da rainha é denominado “Operação Ponte de Londres”, e foi formulado em meados de 1960 e desde então vem recebendo atualizações anuais. Através do código “A Ponte de Londres caiu”, o então secretário particular da monarca, Sir Edward Young, informará a morte da Majestade à primeira ministra Liz Truss.
Há uma programação de acontecimentos que sucederá a morte da rainha. Após a família real ser informada, Charles – o herdeiro do trono – informará aos países e territórios por onde se estende o domínio da coroa, e na sequência, um aviso será estendido em frente ao Palácio de Buckingham, sucedido por sirenes e bandeiras que serão colocadas à meio mastro.
Logo após, emissoras e rádios irão interromper às programações para anunciar a morte de Elizabeth II.
Mudança nas cores da BBC
Em paralelo aos últimos acontecimentos, a BBC – emissora que pertence à coroa britânica – trocou sua tradicional cor vermelha pela preta, o que faria parte do plano Ponte de Londres. Aliado a isso, os apresentadores também foram vistos, nesta quinta-feira (8) somente utilizando roupas em tons escuros.
A grade de programação da emissora foi suspensa até as 18h e atualmente está concentrada em repassar à população informações sobre Elizabeth II.
(Redação, com informações UOL e Terra)