Redação Publisher do OBemdito

Estudantes das escolas municipais de Umuarama conversam sobre abandono de idosos

De olhos e ouvidos atentos, alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jardim União acompanharam […]

Fotos: Assessoria PMU
Estudantes das escolas municipais de Umuarama conversam sobre abandono de idosos
Redação - OBemdito
Publicado em 10 de setembro de 2022 às 15h06 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 23h34

De olhos e ouvidos atentos, alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jardim União acompanharam a encenação de um clássico da música sertaneja onde um agricultor coloca o próprio pai – já em idade avançada – para fora de casa, levando apenas um couro de boi para se abrigar do frio.

O vídeo abriu a palestra da assistente social Sônia Ortiz, na manhã desta sexta-feira (9), que abordou justamente o abandono da pessoa idosa. O projeto “Couro de Boi”, da Secretaria Municipal da Assistência Social, iniciou um ciclo de palestras que visitará dez unidades educacionais do município para plantar nos alunos a semente do respeito, do carinho e do cuidado com os mais velhos.

“Convidamos as crianças a pensar no futuro das pessoas que hoje mais lhe prestam cuidados, refletindo que quando essas pessoas (pais, mães e avós) se tornarem idosas, poderão necessitar de assistência física, em saúde ou financeira, e a evitar o abandono familiar”, destacou a assistente social Sônia Ortiz.

A palestra, em forma de bate-papo, aborda de forma direta o abandono afetivo, a importância do convívio familiar, a família como ‘porto seguro’, os danos causados pelo rompimento de laços e a sensação de desamparo, de esquecimento e exclusão.

“Ressaltamos também outras dificuldades de convívio que precisam ser superadas, como a falta de paciência com o idoso e suas dificuldades com a tecnologia e a vida agitada dos mais novos”, acrescentou.

Mas tudo isso pode ser superado com amor e respeito, que devem ser cultivados pelos pais desde o início da vida das crianças. “Infelizmente o abandono existe em todas as classes sociais e não apenas nos asilos ou casas de repouso. Podem ocorrer em casa mesmo, quando os idosos são ignorados, desprezados”, acrescentou o diretor de Assistência Social, Fábio Barzon, idealizador do projeto ao lado da secretária responsável pelo setor, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana.

Além disso, acrescenta a secretária, é importante lembrar que o abandono é um dos tipos de violência previstos no Estatuto da Pessoa Idosa e configura crime, devendo ser denunciado à rede de proteção aos idosos. “É responsabilidade de todos denunciar se tiver conhecimento de qualquer tipo de violência que uma pessoa idosa estiver sofrendo”, completa Adnetra.

A palestra termina com a distribuição de um gibi para todas as crianças com histórias do personagem símbolo do município, o índio Umuaraminha e sua turma, criação do cartunista Marcos Vaz. Nesta sexta-feira, as palestras foram realizadas em dois horários pela manhã e à tarde, nas escolas Dr. Ângelo Moreira da Fonseca e Jardim União.

Na próxima terça-feira (13), serão contemplados os alunos das escolas Rui Barbosa (às 8h30 e 13h30) e Sebastião de Mattos (com início às 10h30, 11h10 e 15h30). A programação segue até o dia 20.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas