
Escritoras de Umuarama lançam livros durante a Semana Literária do Sesc
A Semana Literária Sesc e Feira do Livro 2022 começou com tudo. Na última segunda-feira (12) aconteceu a abertura oficial […]


A Semana Literária Sesc e Feira do Livro 2022 começou com tudo. Na última segunda-feira (12) aconteceu a abertura oficial do evento, em uma noite repleta de muita emoção e literatura.
O evento começou com a apresentação da Fanfarra da Aram – Guarda Mirim de Umuarama. Na sequência aconteceu o lançamento de livros com as escritoras Márcia Tiago de Sá com a obra ‘Mulheres que fazem a diferença’ e Maria Cristina Madeiro com o lançamento de uma história ‘O bem-te-vi encantado’, fazendo parte da Coletânea Sesc de Contos Infantis.
Em seguida, as autoras participaram de uma mesa redonda, um café, sessão de autógrafos e Feira do Livro.
SEMANA LITERÁRIA
A Semana Literária Sesc e Feira do Livro de 2022 acontece na unidade do Sesc Umuarama até o dia 16 (sexta-feira). Estão acontecendo diversas atividades, dentre elas, espetáculos de contação de história, oficinas literárias, espetáculos teatrais, bate papo com escritor, mediações literárias, feira do livro, entre outras.
O projeto Semana Literária & Feira do Livro Sesc atua para a formação cultural e educativa de toda a comunidade e região, bem como a propalar estímulos permanentes no sentido de equipar e desenvolver o cidadão para a participação ativa na sociedade através da literatura e a desenvolver o prazer por esse mundo da imaginação.
MÁRCIA TIAGO DE SÁ
Márcia Tiago de Sá nasceu no distrito de Nova Jerusalém, em Umuarama, em 1º de maio de 1976. Filha de Pedro Tiago de Sá e Maria das Dores de Sá, estudou na escola Municipal Paula Gomes Ensino Fundamental.
Márcia se formou em Pedagogia pela UEM (2009) e em Tecnólogo em Gestão Pública pelo IFPR. Em 2011 fez especialização em Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico pela UEPG, e Educação Especial pela Univale do Ivaí em 2012. Fez também Licenciatura em Letras/inglês pela UEM (2020) e especialização em O Lúdico: Psicomotricidade na Educação Infantil pela Faculdade de São Luiz (2020).
Iniciou sua vida profissional como professora de educação infantil em 2012. Trabalhou no CMEI Madre Paulina e Maria Montessori. Foi gestora do CMEI Jardim Birigui (2016/2021), e atualmente está como professora do CMEI Maria Arlete Alves dos Santos. Sempre gostou de escrever e no ano de 2019 lançou a obra de literatura infantil: “Acredite nós podemos fazer a diferença” em parceria com Carolina Amorim Boucault.
Nesta semana lançou a obra “Mulheres que fazem a diferença”. O livro fala de mulheres reais. “Muitas mulheres sentem-se inferiores, subestimam sua capacidade de viver o extraordinário. Através de cada capítulo do livro o leitor poderá se redescobrir e se reconhecer através de experiências reais de cada autora. Esta obra foi escrita com muito carinho para você e poderá ajudar a libertar o ser humano incrível que é você”, divulgou Márcia.

MARIA CRISTINA MADEIRO
Maria Cristina Madeira, professora, escritora e poeta. Natural da cidade de Assis Chateaubriand, nasceu no dia 25 de junho de 1973. No ano de 1976, com a família passa a residir no município de Umuarama.
É formada em Língua Portuguesa e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Paranaense. Atua como professora das séries iniciais no município de Umuarama desde 2005. Autora do livro infantojuvenil “Umuaraminha e o Pequeno Príncipe na Capital da amizade” e do livro “Marcas que não se apagam”.
Em 2022, foi selecionada na Coletânea Sesc de Contos Infantis, com o conto “O Bem-te-vi-encantado”, lançado durante a 41ª Semana Literária Sesc. A obra integra a “Coletânea Sesc de Contos Infantis”.
“Uma história, uma criança e muitas possibilidades para falar sobre a cultura paranaense. Esta coletânea literária, fruto da sétima edição de Contos Infantis e inéditos promovida pelo Sesc Paraná, mostra a diversidade e a riqueza de nossas manifestações culturais, lendas e costumes. O Sesc reconhece e valoriza os elementos da cultura paranaense presentes nas mais diversas manifestações artísticas e aqui incentiva a literatura e a formação de novos escritores”, informa a autora.

(Com assessoria)