Redação Publisher do OBemdito

Abordagem a condutor no centro de Umuarama gera polêmica e resulta em apreensão de moto irregular

Os ânimos ficaram exaltados

Abordagem a condutor no centro de Umuarama gera polêmica e resulta em apreensão de moto irregular
Redação - OBemdito
Publicado em 16 de setembro de 2022 às 20h15 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 23h12

Uma abordagem a um motociclista no centro de Umuarama, na tarde desta sexta-feira (16) gerou polêmica e resultou na apreensão do veículo. A situação aconteceu na avenida Apucarana, em frente ao restaurante Ki Costela.

O motociclista Vitor Gonçalves, 48 anos, disse que estava procurando uma vaga para estacionar. Desta forma ele parou com parte da moto na rampa de acesso a cadeirantes e estava procurando um espaço para deixar seu veículo. Neste momento o homem foi abordado pelos agentes de trânsito da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana). O homem argumenta que estava com o veículo ligado.

Os ânimos se exaltaram e os dois discutiram no local. A discussão durou alguns minutos. Mais agentes chegaram e a Guarda Municipal (GM) foi acionada. O motociclista acabou entregando os documentos e desembarcou do veículo, que acabou sendo apreendido em decorrência de débitos no pagamento do licenciamento.

Diante da reclamação de truculência na abordagem, OBemdito conversou com Dianês Maria Piffer, que é Diretora de Trânsito de Umuarama (Umutrans). Ela informou que os agentes flagraram o cidadão transitando com a motocicleta sobre o passeio e, ao avistar os agentes, ele parou sobre a faixa de pedestres, na guia de acesso do cadeirante.

“Os agentes, diante da situação, pararam e solicitaram os documentos. O mesmo se recusou a entregar e ficou nervoso, começou a gritar, dizia que era pra ir atrás de bandidos (agentes de trânsito têm apenas competência de fiscalizar o trânsito)”, informou Dianês.

A diretora acrescentou: “Os agentes de trânsito solicitaram apoio da GM. Com a chegada dos Guardas o mesmo entregou os documentos. Foi constatado que a motocicleta possuía débitos de licenciamento desde o ano de 2018, motivo pelo qual o veículo foi apreendido e encaminhado ao pátio da Polícia Militar, de acordo com a legislação vigente”.

Sobre queixas da população relacionadas à suposta truculência, Dianês explicou que “em nenhuma das ocorrências ficou comprovada a reclamação, sempre a reclamação vem de proprietários de veículos que são apreendidos por irregularidades, que não aceitam a fiscalização. Sempre estou acompanhando de perto a atuação dos agentes, oriento como devem proceder, prezo pela educação de gentileza no serviço”.

TRABALHO DOS AGENTES

Atualmente 15 agentes de trânsito estão em atuação em Umuarama. Eles começaram a trabalhar em maio deste ano. Desde então foram apreendidas 40 motocicletas, 25 motonetas e 2 carros. Das motos apreendidas, 9 eram baixadas, ou seja, não poderiam mais estar circulando.

Dianês recomenda que as pessoas mantenham seus veículos em dia – tanto a parte de tributos, quando de equipamentos de segurança, entre outros aspectos. Ela informa que quando ocorre uma fiscalização ou abordagem e os agentes de trânsito encontram alguma irregularidade, são obrigados a tomar os procedimentos cabíveis.

“Nem todas as pessoas aceitam o trabalho dos agentes de trânsito, mas a maioria daqueles que estão reclamando são os que estão irregulares e têm os veículos apreendidos. Porém, nós temos recebido muitas manifestações elogiando o trabalho. A população está participando e solicitando para que façam a verificação de veículos estacionados em situação irregular”, comentou a diretora da Umutrans.

Dianês finalizou dizendo que “sempre que a gente mexe na rotina de alguém que está fazendo a coisa errada, é claro que vai reclamar. No entanto, eu estou acompanhando de perto o trabalho dos agentes de trânsito, não gosto de truculência e não admito falta de educação. Então tudo o que pode ser feito para o bom trabalho, eu tenho feito pessoalmente”.

Fotos e vídeos: Danilo Martins/OBemdito

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas