
Moradora alerta população para quadrilha do ‘falso Pix’ em Umuarama
A vítima contou a OBemdito como foi a tentativa de golpe que ela sofreu. Confira


Uma moradora de Umuarama entrou em contato com OBemdito para fazer um alerta à população para uma suposta quadrilha que está aplicando o golpe do “falso Pix” na cidade. O método utilizado é simples: enviar falsos comprovantes de depósitos via Pix para as vítimas durante a compra de algum produto.
A mulher – que aqui receberá o nome fictício de Vanessa – afirma que foi abordada pelo grupo após publicar nas redes sociais que estava vendendo seu celular. Uma pessoa entrou em contato com ela via WhatsApp no número que ela havia colocado para contato na publicação, e afirmou que estava interessado em adquirir o aparelho pelo preço oferecido.
O combinado entre a vítima e o suspeito foi de que o valor seria depositado na conta do pai da vítima via transação por Pix, e o produto seria entregue logo na sequência, buscado por um motorista de aplicativo contratado pelo até então comprador.
O caso passou a ficar estranho quando o suspeito declarou que havia feito o depósito, porém o valor não foi integrado à conta da vítima. A moradora então desconfiou e pediu que o homem enviasse um comprovante da transação – o que acabou sendo feito, porém se tratava de um comprovante falso, editado digitalmente.
Considerando a hipótese que a situação poderia ser um simples erro bancário, a jovem e seu pai então entraram em contato com o gerente do banco para confirmar se havia algum impedimento na conta que impossibilitasse o valor de ser depositado, e receberam a negativa da instituição.

Confrontado, o suspeito então tentou argumentar que o valor foi depositado após as 18h e foi estornado, porém que seria depositado logo na sequência, e enviou outro comprovante do “novo depósito” feito, sempre dando argumentos diferentes para o dinheiro não cair instantaneamente na conta: pois o valor era alto; o horário impossibilitava o depósito instantâneo; ou o problema era na conta da vítima.
Com a certeza que estava sendo alvo de um golpe, a jovem e seu pai então cancelaram o negócio e afirmaram que iriam entrar em contato com as autoridades para registrar um Boletim de Ocorrência sobre o caso. Após vários áudios lamentando, o suspeito mudou o tom da abordagem e afirmou que iria denunciar a vítima e que ela iria presa por tê-lo roubado.
A moradora conclui o relato informando que após enviar alguns prints do banco mostrando ao golpista que não havia sido depositado nenhum valor, ela foi finalmente bloqueada pelo suspeito. Ao fim ela registrou um boletim de ocorrência online sobre o episódio.
Fique atento!
Em seu site oficial, o Serasa divulgou uma informativo com vários tipos de abordagens utilizadas atualmente por golpistas que usam o Pix em seus esquemas, desde comprovante de Pix falso; Pix antecipado ou agendado; clonagem de cartão de crédito e até utilizando robôs. Para se prevenir, clique aqui e leia a matéria completa.
É importante que os moradores fiquem atento e em caso de qualquer sinal de fraude, entre em contato com sua instituição financeira e até com as autoridades, quando necessário. Caso tenha sido vítima de um golpe financeiro, é possível registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil, que em Umuarama fica localizada na avenida Rondônia, 3299. Também é possível fazer o procedimento online diretamente no site da PC através deste link.