Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Azul se posiciona sobre o início dos voos com ATR-72 no aeroporto de Umuarama

Companhia mantém exigência de aparelhos de segurança que poderão ser instalados no próximo ano

Foto: Reprodução/Internet
Azul se posiciona sobre o início dos voos com ATR-72 no aeroporto de Umuarama
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 19 de outubro de 2022 às 20h06 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 21h17

A Azul Linhas Aéreas não tem previsão para o início dos voos com o avião ATR-72, com capacidade para até 70 passageiros, no Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, em Umuarama.

Por meio de nota a OBemdito, a empresa informou que ainda aguarda a instalação de equipamentos de segurança para verificar a possibilidade de iniciar as operações, que também dependerão de “viabilidade econômica”.

De acordo com a Azul, os voos com as aeronaves da frota ATR estão condicionadas à instalação de instrumentos de auxílio à navegação aérea como os Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão (Papi) e à homologação das Cartas de Navegação (IFR-IMC), necessárias para operações com segurança em dias de condições climáticas adversas.

“Tão logo esses procedimentos forem concluídos pela administração (municipal), a companhia irá analisar a viabilidade de operações com aeronaves maiores”, observou.

Segundo a Prefeitura de Umuarama, os procedimentos exigidos pela Azul já estão em andamento. Porém, um deles, só deverá ser concluído em 2023, que é justamente a compra e instalação dos Papi. O secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, disse o recurso para a aquisição dos aparelhos está garantido pelo governo federal, através da Secretaria Nacional de Aviação Civil.

Porém, ainda falta a assinatura de termo de compromisso com o município, o que atrasou por conta do atual processo eleitoral. Mesmo assim, após o repasse do recurso será necessário fazer todo o processo de licitação. O Papi é uma sistema de iluminação e ajuda visual à navegação aérea e precisa ser instalado nas duas cabeceiras da pista.

De acordo com Marcelo Adriano, mesmo sem a instalação do Papi o aeroporto de Umuarama já estaria apto a voar com aviões para 70 passageiros, pois recebeu a Certificação Operacional da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Ele citou como exemplo os aeroportos de Pato Branco e Guarapuava, onde a Azul operava voos com o modelo ATR sem o Papi.

Sobre a questão da viabilidade econômica citada pela companhia aérea, o secretário afirmou que o município firmou um pacto com a Azul no momento da reforça e ampliação do aeroporto Orlando de Carvalho. Por esse acordo, assim que as exigências de segurança impostas pela Anac fossem cumpridas, a empresa daria início às operações com os bimotores.

“Existe um compromisso assinado, então acreditamos que assim que tudo estiver dentro das regulamentações, os voos com o ATR-72 devem ter início”, finalizou.

A Azul já opera em Umuarama com três voos semanais (segundas, quartas e sextas) de ida e volta a Curitiba. A aeronave utilizada é a Cessna Gran Caravan, para nove passageiros.

Os recursos investidos nas adequações do Orlando de Carvalho pelo governo do Estado ultrapassam os R$ 4,5 milhões.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas