
Anac confirma certificação do Aeroporto de Umuarama para voos de médio porte
A Certificação Operacional atesta que o aeroporto está em condições plenas ao recebimento de voos comerciais


O Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, conquistou a Certificação Operacional da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A informação foi compartilhada pela Infracea nesta quarta-feira (24), através de suas redes sociais.
A empresa de Brasília é responsável pela execução do processo necessário para o início dos voos do ATR da Azul, com capacidade para 72 passageiros. “Ontem [terça, 23] recebemos a notícia que a ANAC, através da Portaria Nº 8895, de 19 de agosto de 2022, concedeu ao Aeroporto Orlando de Carvalho em Umuarama-PR (um dos aeroportos por nós administrado) a Certificação Operacional”, informou a Infracea.
A empresa seguiu explicando: “A Certificação Operacional é um dos processos que iniciamos ao assumir a gestão do Aeroporto em 01/03/2022, com o objetivo de definir as especificações operativas do aeroporto, caracterizando, com base na infraestrutura existente, os tipos de operações possíveis, atestando que o aeroporto está em condições plenas ao recebimento de voos comerciais. Além disso, declara que o Operador cumpre os regulamentos da ANAC com relação a Segurança Operacional”.
A licitação que definiu a Infracea como responsável pelo processo ocorreu em janeiro deste ano. Relembre aqui.
Atualmente o aeroporto de Umuarama tem voos comerciais três vezes por semana. A Azul Linhas Aéreas opera com a aeronave Cessna Gran Caravan, de pequeno porte, para no máximo nove passageiros. A empresa oferta voos às segundas, quartas e sextas.
A grande expectativa em Umuarama é para o início das atividades do avião ATR-72, com capacidade para até 72 passageiros. Os voos no bimotor dependem da certificação final do aeroporto local pela Anac, o que, segundo apurado por OBemdito, está prestes a acontecer.
A Azul também exige a instalação de Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão (Papi, na sigla em inglês), nas duas cabeceiras da pista. Os aparelhos estão em fase de aquisição pela Prefeitura.

